Internacional Titulo
ONU diz que tratado do clima será assinado por 155 países
Por
16/04/2016 | 02:38
Compartilhar notícia


A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta sexta-feira que 155 países vão participar, no dia 22, da cerimônia de assinatura do acordo para conter as mudanças climáticas. Cinco países - Barbados, Belize, Tuvalu, Maldivas e Samoa - se comprometeram não apenas a assinar o documento como também a apresentar sua ratificação.

O acordo foi fechado em Paris, em dezembro, e atraiu número recorde de nações signatárias, segundo a ONU. Pelo menos 60 dos 193 chefes de Estado e de governo devem comparecer à cerimônia. Até hoje, o tratado das Nações Unidas que mais atraiu países no seu primeiro dia de vigência foi a Lei dos Mares, de 1994, com 119 adesões.

O tratado de Paris vai passar a valer 30 dias após pelo menos 55 países registrarem na ONU seus instrumentos de ratificação e aceitação.

A lista de países que pretende assinar o acordo no dia 22 inclui aqueles que são os maiores emissores de gases do efeito estufa: China, Estados Unidos, Japão, Índia, Brasil, Austrália e diversas nações europeias, como Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha.

O tratado estabelece a meta global de manter a temperatura do planeta em, no máximo, 2 graus centígrados acima do registrado na era pré-industrial. Também haverá esforços para limitar o aumento da temperatura global em 1,5 grau centígrado.

O acordo requer que todos os países envolvidos apresentem planos de ação climática e o atualizem a cada cinco anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;