Nacional Titulo Fruto
Mirtilo tem poder antioxidante
18/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



O mirtilo (em inglês blueberry) é um fruto nativo da América do Norte rico em flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada e poder antioxidante muito elevado. De acordo com estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que incluem este fruto na dieta tem menor risco de desenvolver hipertensão, a qual é fator de risco para infartos e derrames. Além disso eles fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, que ajuda a proteger o coração; melhoram a visão, ajudam a prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Podem ainda auxiliar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.

Para quem mora no Brasil achar mirtilos não é muito fácil, e nem muito barato. Mas ele pode ser substituído por outros vegetais ricos em antocianinas como amoras, morangos, ameixas, repolho, cebola vermelha e toranja. Outros flavonoides também podem ser encontrados nos chás, em sucos de frutas, chocolate com alto teor de cacau e vinho tinto.

Apesar do valor nutricional do mirtilo, mais importante do que comer uma grande quantidade de uma única fruta, é variar bastante o cardápio.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;