Turismo Titulo Londres
Tate Modern traz Miró
Da AFP
14/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Tate Modern, em Londres, explora a partir de hoje as múltiplas facetas da obra de Joan Miró, incluindo sua vertente mais política, na mais importante retrospectiva do prolífico pintor espanhol organizada em mais de meio século em território britânico.

Ao contrário de muitos conterrâneos, o artista catalão nunca foi ativista político. Sua obra está impregnada dos grandes acontecimentos históricos e sociais que estremeceram o mundo ao longo de uma extraordinária carreira de seis décadas, como a Guerra Civil espanhola e a Segunda Guerra Mundial.

O título escolhido para a exposição, La escalera de la evasión, pretende refletir sobre essa posição ‘ambígua' do artista.

A mostra percorre três períodos-chave da carreira de Miró (Barcelona, 1893 - Palma de Mallorca, 1983), começando por seus anos de formação na Catalunha por volta dos anos 1920, dominados por quadros realistas, mas cheios de detalhes nos quais já aparecem alguns dos elementos onipresentes em toda a sua obra como a escada ou a típica barretina (gorro) catalã.

Foi também uma época na qual refletiu de forma poderosa sobre sua identidade catalã, através de quadros como La Masía (1921-22). Os anos 1930 foram marcados por suas sombrias ‘pinturas selvagens', que coincidem com o começo da Guerra Civil.

Dos anos 1970, a última época, data a série ‘Tela Quemada', na qual o pintor desmaterializa o objeto artístico e convida o espectador a olhar o mundo ao redor, e sobretudo La espranza del condenado a muerte (1974), uma obra na qual reflete sobre a condição humana depois da execução do jovem anarquista catalão Salvador Puig Antich.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;