Setecidades Titulo Trânsito 2
Para ANTP, uso consciente faria a diferença
Por Do Diário do Grande ABC
30/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Ailton Brasiliense, acredita que só a posse de veículos não é preocupante: o que pode ou não atrapalhar a mobilidade é o uso que se faz deles. Ele entende que um indivíduo ou uma família pode ter quantos carros quiser. "Um, dez ou quantos forem, isso não importa. Relevante é todo mundo resolver seus problemas com o uso excessivo do automóvel ou motocicleta."

A qualidade do transporte coletivo é vista como muito importante para atrair a população. Porém, o especialista ressalta que não são todas as pessoas que estão dispostas a trocar carro por ônibus, trem ou metrô. Mas o presidente da ANTP explica que nem em cidades desenvolvidas como Paris, Nova York ou Londres a boa qualidade do serviço público de transporte evita congestionamentos. "É algo que sempre teremos, principalmente nos horários de pico."

O setor de construção civil também precisa rever seus conceitos. Investimentos imobiliários não devem ficar restritos às moradias, mas sim serem ampliados para a criação de núcleos com serviços e comércio, estimulando as pessoas a circularem no próprio bairro.

Para o Grande ABC, a solução passa pela luta em bloco por melhorias. "Os prefeitos da região têm um histórico de bom convívio. É importante que consigam propor soluções em conjunto com o governo do Estado", diz o presidente da ANTP. "A mobilidade deve ser vista como um todo. Não é só a questão de uma lata que se desloca pelas ruas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;