Economia Titulo Seu bolso
Manutenção do carro fica mais cara em março
Por Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
06/04/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


O uso e a manutenção do carro ficaram 0,41% mais caros para o motorista, conforme a última pesquisa referente ao mês de março da Agência AutoInforme, que mede a Inflação do Carro.

"A Inflação do Carro é medida mensalmente desde 2003 com cerca de 30 itens entre peças de reposição, combustível, lubrificantes e itens de serviço como estacionamento, alinhamento, entre outros", explica o diretor da AutoInforme, Joel Leite.

Segundo o estudo, no acumulado do primeiro trimeste, o custo de uso e manutenção do carro ficou 0,35% mais caro. "Mesmo assim é o menor índice registrado desde 2003, talvez porque com a crise os motoristas tenham feito uma contenção de gastos ou pelo fato de a concorrência no setor ser grande e não permitir maiores reajustes", diz Leite.

No mesmo período do ano passado a alta do primeiro trimestre acumulava 1,6%, e, em 2007, 1,92%. Em janeiro deste ano a inflação do carro foi negativa em 0,16%, e em fevereiro ficou estável (0,1% de aumento).

A alta de março foi a primeira do ano e o item da cesta de produtos e serviços que mais subiu foi a lavagem completa, com alta de 2,31%. O alinhamento de direção ficou 1,6% mais caro e o balanceamento de rodas subiu 1,24%.

Ficaram mais baratos: filtro de ar (- 0,16) e limpeza do bico injetor, com queda de 0,48%.

Os combustíveis - que representam cerca de 30% da composição do índice e têm maior participação nos gastos do motorista tiveram ligeira alta em março. A gasolina subiu 0,42% e o álcool 0,38% - mas no acumulado do ano, segundo a AutoInforme, a gasolina está mais barata (- 0,82%) e o álcool acumula queda de 0,93% - nos três primeiros meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;