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Trecho Sul do Rodoanel já consumiu R$ 2,2 bilhões

Valor representa 56% dos R$ 3,9 milhões inicialmente previstos; obra será inaugurada no mês de novembro

Por Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
15/01/2009 | 07:00
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A construção do Trecho Sul do Rodoanel já consumiu R$ 2,2 bilhões dos R$ 3,9 bilhões inicialmente previstos - o equivalente a 56%. Os números são referentes ao início da obra; em valor corrigido, ao final de 2009, o investimento total será de R$ 5 bilhões na construção de responsabilidade da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário).

Estruturalmente, o Trecho Sul do Rodoanel está 65% completo. Segundo o diretor de Engenharia da Dersa, Paulo Vieira de Souza, as frentes de trabalho estão na parte do anel viário, que passa por Mauá e Ribeirão Pires.

O diretor de Engenharia da Dersa, Paulo Vieira de Souza, diz que o principal motivo tanto de orgulho quanto de preocupação da empresa, no entanto, está em São Bernardo: a ponte de 1.750 metros de comprimento e 14 de altura que passa por um dos braços da Represa Billings. Se algo tiver de dar errado na obra do Trecho Sul daqui para frente, é lá que vai dar. "É nossa menina-dos-olhos e nosso calcanhar-de-aquiles", diz Souza.

O diretor explica que se houver algum problema na construção das duas pontes do Trecho Sul - que ficam a 640 metros de distância entre si -, a operação começará reduzida. "O plano original é de três faixas em cada ponte. Se acontecer alguma coisa, abriremos as duas com duas faixas cada."

Souza prevê que o Trecho Sul do Rodoanel seja inaugurado em 27 de novembro deste ano - ou seja, 29 meses depois do início das obras, em julho de 2007. "Estamos prevendo uma redução no prazo da ordem de 15 a 19 meses. O cronograma original era de 48 meses", conta Souza.

Segundo o diretor de engenharia, todas as licenças ambientais e desapropriações estão resolvidas para o trecho. Agora, Souza prevê que o Trecho Leste seja facilitado pela experiência adquirida no Grande ABC. "Por causa de erros e não-conformidades feitos no Trecho Oeste, tivemos dificuldade de licenciamento das obras do Trecho Sul. Mas como o Sul hoje é uma obra modelo, não teremos problema com o Trecho Leste."




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