Política Titulo Lauro de vice
Marinho será candidato à presidência do Consórcio
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), será candidato consensual à presidência do Consórcio Intermunicipal e terá como vice o chefe do Executivo de Diadema, Lauro Michels (PV). A eleição está marcada para segunda-feira, na primeira reunião da entidade em 2013.

Será a primeira vez que Marinho presidirá o grupo regional. Na legislatura passada, José Auricchio Júnior (PTB-São Caetano), Clóvis Volpi (PV-Ribeirão Pires), Mário Reali (PT-Diadema) e Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra) se revezaram no comando da instituição.

O último prefeito de São Bernardo a gerenciar o Consórcio foi William Dib (PSDB), entre 2005 e 2006. Maurício Soares (PT), em 1998, e Walter Demarchi, em 1995, foram outros representantes da cidade a ocuparem a principal cadeira do bloco idealizado por Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André morto em 2002.

A escolha de Marinho foi feita baseada em dois fatores principais. O petista se tornou líder regional do PT e, durante seu mandato, teve atuação política além das fronteiras de São Bernardo. Hoje ele é considerado porta-voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na legenda e está cotado para disputar o governo do Estado pela sigla em 2014 ou 2018.

Ex-ministro de Trabalho e Previdência na gestão de Lula, Marinho também foi o único prefeito do Grande ABC a se reeleger. Aidan Ravin (PTB-Santo André) e Reali fracassaram na tentativa de renovação dos mandatos e Oswaldo Dias (PT-Mauá) foi substituído por Donisete Braga (PT) na chapa majoritária do PT em Mauá. Os demais chefes de Executivo já estavam no segundo mandato.

A presença de Lauro na chapa surpreende por ele ser o mais jovem prefeito da região. Vereador durante oito anos, o verde exerce seu primeiro mandato na Prefeitura e é considerado hoje um dos principais aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Além da parceria com o governo do Estado, Lauro também foi alçado como vice porque os demais prefeitos não mostraram disposição em assumir a vaga. Carlos Grana (PT-Santo André), Paulo Pinheiro (PMDB-São Caetano), Donisete, Saulo Benevides (PMDB-Ribeirão Pires) e Gabriel Maranhão (PSDB-Rio Grande da Serra) também debutam como gestores em suas cidades.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;