Esportes Titulo Ramalhão
Santo André de volta às origens

Reunião marcada para as 16h formaliza o fim do acordo com
a Saged e o retorno da administração do futebol ao Jaçatuba

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
06/12/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


Ano novo, vida nova. A frase cai como uma luva para o atual momento do Santo André. Será concretizado hoje, às 16h, o rompimento do acordo entre a Saged (Santo André Gestão Empresarial Desportiva Ltda) e o Esporte Clube Santo André – que iria até 2017 –, o que significa que a administração do futebol vai voltar para o Jaçatuba.

Participarão do encontro o presidente da Saged, Ronan Maria Pinto, e os dirigentes do Ramalhão Celso Luiz de Almeida (presidente), Jairo Livolis (vice-presidente) e Sérgio do Prado (diretor de futebol).

Os detalhes da negociação ainda não foram revelados, mas já se sabe que a nova gestão toma posse dia 1º de janeiro. “Vai ser tudo como era anteriormente, antes de existir a Saged. Aliás, a administração dos direitos federativos dos jogadores sempre ficaram com o Jaçatuba. O que muda agora é que a gestão não será mais feita por empresa privada, e sim pela diretoria do clube”, explicou Sérgio do Prado.

Foram cinco anos e seis meses sob o comando da Saged, empresa criada em maio de 2007 com o objetivo de profissionalizar o departamento de futebol. Durante o período, o Santo André viveu altos e baixos (leia mais na página 2) até amargar o pior momento nesta temporada, quando foi rebaixado para a Série D do Brasileiro.

A partir de hoje, quando o rompimento do contrato for assinado, a dupla Celso e Jairo, que comandou o futebol do Santo André durante 15 anos – de 1992 até 2007 –, passará a tomar as decisões em relação à montagem do time para 2013.

“Após a reunião vamos poder ‘casar’ com os jogadores que estamos ‘namorando’ há algum tempo”, comemorou Sérgio do Prado. “O importante é ressaltar que agora temos estádio para mandar nossos jogos e isso nos dá boas perspectivas para a temporada 2013. Neste ano tivemos de bancar mais de R$ 400 mil para manter o time, sem receita de bilheteria e de patrocinador, já que não pudemos contar com os torcedores nas arquibancadas do Bruno Daniel”, completou.

Experiente, o dirigente prevê que o time terá dificuldades para se reerguer. “Vamos manter os pés no chão. Falar em ascender para a Primeira Divisão Estadual ou Nacional é sonho bem distante da nossa realidade. Temos de nos manter nas divisões que estamos, e com o tempo passar a ambicionar degraus mais altos. Vamos comemorar a possibilidade de ter calendário completo pela frente, já que disputaremos a Série A-2 do Paulista e a Série D do Brasileiro”, lembrou Sérgio do Prado, ainda sem considerar a grande possibilidade de integrar a Copa do Brasil por meio do Ranking Nacional de Clubes.

Outro detalhe importante e que será negociado na reunião diz respeito às categorias de base. Por enquanto, os jogadores continuam utilizando as dependências do Estância Santa Luzia, localizado em Mauá, e que foi adquirido pela Saged. O objetivo é não prejudicar a preparação do time sub-20, que está perto da estreia na Copa São Paulo de Juniores, em janeiro.

 

 

Gestão da Saged acumula bons e maus momentos

Time chega à elite nacional e fica perto do título paulista, mas cai

Durante os cinco anos e seis meses – de junho de 2007 até ontem – sob administração da Saged (Santo André Gestão Empresarial Desportiva Ltda) o Ramalhão experimentou as mais diversas sensações que um time pode sentir no futebol brasileiro.

 

Em um ano com a nova administração no futebol profissional, o Santo André contratou jogadores experientes, como o meia Marcelinho Carioca e o lateral-esquerdo Gustavo Nery, e conseguiu incrível campanha na Série B do Campeonato Brasileiro de 2008, ficando com o vice-campeonato, atrás apenas do Corinthians. O resultado elevou o Ramalhão à Primeira Divisão, fato que havia acontecido apenas uma vez na história, em 1984.

Em 2009, a equipe não suportou o alto nível técnico do Campeonato Brasileiro e foi rebaixada para a Série B. No ano seguinte, porém, o clube voltou a ocupar lugar de destaque com campanha irretocável no Campeonato Paulista e chegou até a decisão contra o poderoso Santos, que contava com Robinho, Neymar, Ganso e companhia, mas perdeu o título porque o adversário tinha melhor campanha nas fases anteriores.

Este foi o último grande momento vivido pelo Santo André. De lá para cá, foram quatro rebaixamentos em apenas dois anos e meio. Caiu da elite estadual para a Série A-2 e despencou da Série B para a Série D do Campeonato Brasileiro.

 

 

Time principal vence jogo treino diante do sub-20 por 4 a 2

Com time composto por jogadores revelados nas categorias de base e nomes que passam por período de avaliação, o Santo André realizou ontem pela manhã jogo treino contra o time sub-20, que se prepara para disputar a Copa São Paulo de Juniores, em janeiro.

 

A equipe principal venceu a atividade, realizada no campo do Nacional, no Parque Novo Oratório, por 4 a 2.

Essa foi uma das últimas oportunidades para os jogadores que estão em avaliação mostrarem serviço ao técnico Itamar Schulle. Amanhã, o treinador vai dizer à diretoria se algum atleta merece compor o elenco para a temporada 2013.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;