Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Você trabalha e estuda?
Por Cíntia Bortotto
19/05/2014 | 07:10
Compartilhar notícia


Se você está entrando na faculdade e já trabalha, prepare-se desde o início. Não deixe acumular textos das aulas, trabalhos etc. Deixar acumular lhe causará problemas futuros. Para quem tem essa vida, qualquer tempinho é precioso, portanto, faça um almoço de 40 minutos e utilize 20 para adiantar algo da faculdade.

Se você não se organizar ou não sentir que tem o controle de seus afazeres, isso pode até virar um problema emocional e, em última instância, você pode até somatizar, fazendo virar um problema físico. Os mais comuns são problemas de pele e processos alérgicos, causados por baixa resistência, que também facilita gripes, resfriados, problemas gastro-intestinais. Portanto, tome cuidado.

O corpo vai dando seus sinais quando você o sobrecarrega. Neste momento, é bom separar horas de sono para que ele se recupere. Outro bom ponto é fazer atividade física. Ela funciona como um acionador de enzimas que fazem bem ao organismo, ajudando inclusive na concentração.

A escolha de se fazer uma faculdade implica em uma conversa com a empresa, afinal ela se beneficiará de um funcionário com um nível de escolaridade e de conhecimentos maior. Nessa fase, deve haver maior compreensão por parte da companhia. Muitos superiores até combinam processos em que, na fase de provas, eles dão algumas horas para o funcionários estudar e, em momentos em que a empresa precisa, ela pode contar com o funcionário em horários alternativos. Esses processos de ajuda mútua sempre ajudam os dois lados.

Seguem alguns conselhos que podem ajudar neste processo de maratona trabalho-faculdade.

1. Acorde cedo.

2. Chegue ao trabalho antes do horário.

3. Tenha uma folha com 3 listas: profissional, faculdade e pessoal. Marque tudo o quem tem de ser feito nela.

4. Para cada parte da lista, escolha três atividades que devem ser feitas no dia de hoje. Se alguma delas for muito grande em termos de horas/complexidade, eleja uma só. Mas lembre-se, você deve fazer pelo menos um item de cada lista hoje.

5. Seja educado e simpático com os que o rodeiam, mas não perca o foco, as três atividades de cada uma das listas devem ser feitas hoje.

6. Veja se as atividades de cunho de estudos ou pessoal precisam ser feitas em horário comercial. Se sim, economize parte de seu horário de almoço para fazê-las e não perder o dia.

7. Saia no horário, afinal cuidar do corpo e da mente também depende disso.

8. Pratique uma atividade, meia hora de corrida, por exemplo, dentro da própria universidade.

9. Tome um bom banho e alimente-se, isto fará você ter mais disposição para as horas de estudos que virão.

10. Permita-se pelo menos uma hora da semana com algo que lhe dê prazer. Um presente seu para você mesmo!

É possível, com organização, ter equilíbrio e sucesso em todas estas atividades. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;