Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem construiu as pirâmides?

Feitas de pedras grandes e pesadas, serviam de túmulos para os faraós do Egito Antigo

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
04/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Acredita-se que as pirâmides do Egito foram construídas por trabalhadores de diferentes lugares, que recebiam pagamento. Eram pessoas respeitadas que usavam a matemática da época. As obras tiveram início há 4.700 anos.

Antes de os pesquisadores descobrirem a verdadeira origem dos construtores, imaginava-se que eram escravos. Havia até quem dissesse que se tratavam de extraterrestres. 

No entanto, em 2010, foram achadas as tumbas dos responsáveis pela construção das pirâmides. Os 12 esqueletos estudados mostraram que o trabalho era muito duro. Tinham sinais de artrite (doença nas articulações), e as vértebras inferiores da coluna indicavam que passaram por dificuldades. 

Pesquisas revelam que algumas pirâmides precisaram de aproximadamente 10 mil trabalhadores, mais de 20 bois e 20 ovelhas para serem erguidas. Algumas levaram de 20 a 30 anos para ficar prontas.

Eram feitas, em geral, de pedras calcárias, que podiam pesar até 10 mil toneladas cada uma. Não se sabe ao certo como eram carregadas. Possivelmente, os trabalhadores usavam tipo de trenó de madeira sem rodas ou troncos de tamareira para rolar as pedras até o topo. Além disso, era necessário fazer uma ou várias rampas em volta da obra.

As pirâmides serviam de túmulo para proteger o corpo mumificado do faraó (considerado ser divino) e seus objetos pessoais e de valor. O formato é baseado no mito de uma montanha sagrada, formada pelas águas no começo do mundo.

Há 118 pirâmides no Egito. Algumas foram destruídas por povos que pegavam as pedras para usar em construções próprias. As mais famosas são as de Gizé, chamadas Khufu, Khafre e Menkaura, com 4.500 anos!

Outros países têm

Na América há muitas pirâmides (diferentes das egípcias), como as de Teotihuacan, no México. O povo que viveu lá as construiu a partir dos anos 100. Também existem pirâmides na cidade de Caral, no Peru, erguidas pela civilização do local há 5.000 anos.

Nos sítios arqueológicos da Ilha de Meroe, no Sudão, centenas foram feitas no reinado de Kush, há cerca de 2.800 anos. Na Grécia existe a pirâmide de Hellinikon, com 4.700 anos. Já a China possui mais de 100 também milenares; grande parte fica próxima à cidade de Xi’an.

Heitor Vieira de Sousa, 8 anos, de Diadema, acredita que foi muito complicado construir as pirâmides, pois elas têm formato bastante diferente. Além disso, foram feitas de pedras enormes. “Deviam ser muito pesadas e difíceis de carregar.” O menino aprendeu na escola que várias múmias são achadas no Egito. “Já vi em desenhos, mas seria estranho olhar uma de verdade.”

Consultoria de Cassio Duarte, doutor em Arqueologia e especialista em Egito Antigo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;