Política Titulo Rompimento iminente
Mudanças evidenciam atrito entre Lauro e vice-prefeita

Em Diadema, Silvana Guarnieri não quer deixar comando da Pasta de Assistência Social

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
18/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A vice-prefeita de Diadema, Silvana Guarnieri (PTB), não demonstra disposição em trocar a Secretaria de Assistência Social pelo DLU (Departamento de Limpeza Urbana), vinculado à Secretaria de Obras. A mudança é planejada pelo prefeito Lauro Michels (PV), o que mostra que o verde e a petebista não falam a mesma língua.

Lauro cogita colocar Neide Felicidade na Pasta. Ela foi secretária de Educação em São Bernardo, na gestão William Dib (PSDB), em 2008, em substituição a Admir Ferro (PSDB), então candidato a vereador.

A petebista reconhece o poder de decisão do chefe do Executivo, mas não quer ser rebaixada de secretária a diretora de departamento. “A gente tem vaidades, todo mundo tem. Ele (Lauro) é o prefeito, não é interessante para ninguém (a mudança). Politicamente é uma Pasta interessante, você tem contato direto com a população”, disse Silvana.

Ela revelou que não foi comunicada por Lauro para discutir a transferência e considerou indelicada a atitude dele. “Tem a questão do coleguismo. Ele deveria ter falado que a partir de tal dia a pessoa pode assumir (a Pasta). É uma questão de delicadeza, educação e bom-senso”, considerou a número dois do Paço diademense.

Na quinta-feira, Lauro afirmou que está dialogando com a petebista sobre a transferência. “Estou conversando com a Silvana, até porque eu quero aproveitar melhor ela no departamento de limpeza urbana, que é a especialidade dela.”

Engenheira ambiental, Silvana tem especialização em resíduos sólidos. Durante o governo do ex-prefeito e atual secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), entre 1989 e 1992, implementou um projeto embrionário de coleta seletiva no município.

Esta não é a primeira vez que Lauro cogita tirar Silvana Guarnieri da Assistência Social. Em abril, o verde ofereceu o posto a PR e PSB, que tinham acabado de aderir à base governista. Mas ele recuou quando a petebista ameaçou romper com o governo.

Desta vez, a petebista adotou discurso cauteloso quanto à possibilidade de estremecimento com o governo Lauro, caso a mudança se confirme. “Ainda não é momento para isso, vamos deixar as coisas acontecerem.”

Entretanto, Silvana admitiu que, ao ser indicada para assumir a Assistência Social, a atuação tinha prazo de validade. “A princípio era temporário, até porque eu não sou técnica na área”, reconheceu a petebista.

Além do inevitável estremecimento interno, o rebaixamento de Silvana Guarnieri pode gerar atrito entre Lauro e o PTB. Silvana avaliou que o presidente estadual do partido, Campos Machado, que articulou a correligionária como vice de Lauro, “não olharia com bons olhos” a situação.

Ano passado, Campos Machado cobrou de Lauro a manutenção de Silvana na Assistência Social, considerando que a saída dela seria injustiça com a vice-prefeita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;