Política Titulo Cortesia
Ivete renega Siraque e
declara apoio a Cândido

Ex-vice-prefeita de Sto.André mostra que não
esqueceu rusga de 2008, ao perder prévias no PT

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
04/01/2014 | 07:49
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 O tempo não amenizou a rusga entre a ex-vice-prefeita de Santo André Ivete Garcia e o deputado federal Vanderlei Siraque (ambos do PT), deflagrada após o embate entre os dois para disputar o Paço andreense em 2008. Siraque levou a melhor nas prévias, mas perdeu a eleição para Aidan Ravin (então no PTB, hoje no PSB).

Ivete declarou apoio ao parlamentar Vicente Cândido (PT-SP), que disputará a reeleição na Câmara dos Deputados, em vez de Siraque, que contará com amparo do governo do atual prefeito andreense, Carlos Grana (PT).

“Em 2010, apoiei o Vicente Cândido (na disputa à Câmara Federal). Se ele for candidato, vou apoiá-lo”, disse Ivete, sem detalhar seus motivos. Em contrapartida, ela firmou adesão à candidatura a deputado estadual do presidente do PT de Santo André, Luiz Turco. “Ele é o candidato da cidade”, justificou.

A briga interna no PT desencadeada pela escolha de Siraque para o pleito, que contou inclusive com apoio do então chefe do Executivo, João Avamileno, resultou na saída de Ivete e mais 12 secretários, rachando a administração. Apesar de deixar a Pasta de Orçamento e Planejamento Participativo, ela não renunciou à vaga de vice-prefeita.

Em 2012, Ivete era cotada para disputar a Prefeitura, mas acabou desistindo de retornar às urnas. Ficou cinco anos longe do Paço de Santo André e retornou em novembro para visitar Grana. À ocasião, desconversou sobre a possibilidade de sucessão do prefeito, porém não descartou concorrer ao comando da cidade futuramente.

Secretária adjunta da Pasta de Políticas para as Mulheres da Capital, Ivete esteve ontem na Prefeitura de Santo André em visita à vice-prefeita Oswana Fameli (PRP), que desde o dia 27 de dezembro está no comando do Paço durante as férias de Grana, que retorna dia 6. “Vim compartilhar esse momento que representa o empoderamento da mulher”, comentou Ivete.

Nomeada dois meses atrás no governo de Fernando Haddad (PT), Ivete Garcia assumirá interinamente a Secretaria de Políticas para as Mulheres, durante as férias da titular da Pasta, Denise Motta Dau, que se ausentará por 20 dias.

 

Oswana avalia positivamente período à frente da Prefeitura

 

Perto de deixar a condição de prefeita de Santo André em exercício, Oswana Fameli (PRP) avaliou de maneira positiva o período em que esteve à frente do governo petista.

“O governo está organizado, existe relação boa entre os secretários. Além disso, estamos num período mais tranquilo por causa das festas (de fim de ano)”, avaliou Oswana.

Mesmo com pouco tempo para administrar a cidade, a republicana, que também é titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que não ficou apenas no gabinete. “(Na quinta-feira) Acompanhei o lançamento da campanha do laboratório de saúde da adolescente gestante e realizei algumas atividades de vistoria”, disse.

Oswana declarou que não conversou com o chefe do Executivo, Carlos Grana (PT), sobre assumir o Paço novamente, salientando que poderá acontecer de acordo com a necessidade do aliado.

 

Novos secretários, Martinha, Marta e Silmara serão empossados na 2ª

Os novos integrantes do governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), tomarão posse na segunda-feira, em cerimônia que contará com a presença do chefe do Executivo, que retorna do período de férias.

Cícero Martinha (PDT) assumirá a Secretaria de Trabalho e Renda, Marta Sobral chefiará a Pasta de Esportes e Silmara Conchão vai liderar a Secretaria de Política para Mulheres. As Pastas foram criadas na reforma administrativa promovida por Grana e aprovada pela Câmara no começo de dezembro.

As mudanças também atingirão quem já atuava no governo petista. Tiago Nogueira (PT) deixará a Pasta de Gabinete para assumir Relações Institucionais. O ex-prefeito João Avamileno (PT) sairá da Pasta de Governo para comandar o departamento de Direitos Humanos.

Por fim, Arlindo José de Lima não vai mais chefiar o Gabinete para ficar à frente da Secretaria de Governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;