Política Titulo São Bernardo
Após rusga, Zé Ferreira segue prestigiado

Líder do governo terá controle da principal secretaria na nova direção do PT de São Bernardo

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
14/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A briga por espaço na executiva do PT de São Bernardo terminou com apenas um beneficiado: o líder do governo, José Ferreira (PT), que novamente conseguiu indicar um integrante de seu grupo político para ocupar a secretaria de organização, departamento mais importante do partido, após a extinção da secretaria-geral.

Zé Ferreira sempre indicou nomes para ocupar o posto, mas neste ano encontrava resistência de grupo formado pelos vereadores José Luiz Ferrarezi, Tião Mateus, Luiz Francisco da Silva, o Luizinho, e José Cloves da Silva, que reivindicavam espaço na direção do PT.

A situação foi definida ontem, durante a posse de Brás Marinho como novo presidente do diretório petista de São Bernardo. Apesar da derrota, nenhum parlamentar transparecia insatisfação.

Após duas semanas de embate, os líderes dos 44 integrantes do diretório concordaram numa distribuição igualitária entre as seis secretarias do partido, contemplando aliados do presidente do São Bernardo Futebol Clube e pré-candidato a deputado estadual, Luiz Fernando Teixeira, e do secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli. Ambos competem pela indicação para disputar a sucessão do prefeito Luiz Marinho, em 2016.

Os departamentos de comunicação, finanças e organização ficaram com petistas próximos a Tarcísio. Já os grupos de formação, movimentos populares e vice-presidência ficaram com simpatizantes de Luiz Fernando. Ferrarezi comandará o núcleo de formação, que serviu como espécie de prêmio de consolação.

Zé Ferreira minimizou a manutenção de sua influência na executiva. “Todas as secretarias do partido são importantes”, alegou, para evitar animosidade com os correligionários.

Até mesmo Tião Mateus, um dos mais enfáticos na cobrança por espaço no diretório petista, fez discurso conciliador. “No PT existem vários grupos, mas tudo se resolve no diálogo”, disse.

Além dos agrupamentos do diretório, a executiva do PT são-bernardense terá mesmo 14 integrantes, sendo oito da CNB (Construindo um Novo Brasil), dois indicados pelo agora ex-presidente do partido, Wanderley Salatiel, um do Capt (Coletivo Ampliado do PT) e um da ala Articulação de Esquerda.

DISCURSO UNIFICADOR

A posse de Brás Marinho foi prestigiada pelas principais forças do petismo local, incluindo seu irmão, o prefeito Luiz Marinho. Emocionado, Brás não conseguiu conter as lágrimas durante o discurso para os comandados.

“Vou dirigir o partido para todos, inclusive àqueles que não são petistas”, declarou Brás, destacando como tarefa imediata a disputa eleitoral do próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;