D+ Titulo Música
O retorno das boy bands

Famosas nos anos 1980 e 1990, as boy bands ressurgem com o sucesso de novos grupos no Brasil e Exterior

Por Bruna Gonçalves e Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Rostos bonitos, letras que grudam e coreografias marcantes. Essa costuma ser a receita das boy bands. “Precisa ter no mínimo três integrantes que cantam e tenham harmonia entre as vozes. Também podem tocar instrumentos e dançar”, diz o produtor musical Rick Bonadio, famoso por produzir a girl band Rouge, a boy band Br’oz, além de Mamonas Assassinas, Nx Zero e outros.

Esse formato de grupo surgiu na década de 1960 – com série de TV sobre o quarteto de rock The Monkees – e bombou até o início dos anos 2000 com Backstreet Boys e ‘N Sync. O estilo que ficou esquecido por alguns anos voltou com tudo recentemente com a chegada da One Direction e The Wanted.

Para o produtor musical Wilson Gava, a diferença entre as atuais e as do passado é o ganho de qualidade técnica. “A One Direction é exemplo. Eles (os integrantes) conquistaram os jurados do reality show com o talento individual. Além de tudo, cada um tem tipo de voz que se completa.”

Gava ressalta que as boy bands sempre têm identificação com o jovem. “A fórmula não muda: são bonitos e cantam sobre o amor e conquista.”


BRASIL
No País, as apostas são um grupo do Rio de Janeiro e um de São Paulo. A P9 (referência ao Posto 9 da orla carioca), formada em 2012, estourou com a música My Favorite Girl, que tem quase 1,1 milhão de visualizações. Igor, 18 anos, Gui, 18, Jonathan, 18, e Michael, 19, acabam de lançar o primeiro CD e iniciam turnê em setembro.

Foram descobertos por Jason Herbert e produzidos em Nova York por Venus Brown, que trabalhou com Justin Timberlake. O álbum tem 12 faixas, dez em inglês e só duas em português. “Não perdemos a brasilidade com a batida de Carlinhos Brown (que assina a percussão de quatro músicas). O foco agora é o Brasil, mas quem sabe fazer turnê pela América Latina no futuro”, afirma Michael. Eles levam na boa comparações com 1D. “São talentosos e curtimos o som deles”, diz Gui.

Outro grupo que está dando o que falar é o Fly. O trio paulista formado por Paulo, 22, Caique, 18, e Nathan, 20, conseguiu a marca de mais de 330 mil views no YouTube com a música Quero Você, postada em maio.

Eles também acabam de divulgar o primeiro EP com cinco canções compostas por eles. “Vamos pegando um trechinho de um, inspiração de outro e escrevemos. Tem música eletrônica, balada, voz e violão. Criamos de acordo com o momento”, afirma Caique.

Sobre a relação com as boy bands dos anos 1990, Nathan dá sua opinião. “É complicado comparar. Hoje temos mais divulgação com a internet, é tudo mais fácil e conseguimos interagir bastante com os fãs.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;