Memória Titulo
A Matriz, a Barão de Mauá, a interligação da porteira...

Na parte alta, a Matriz da Imaculada Conceição...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Na parte alta, a Matriz da Imaculada Conceição; na parte baixa, a Avenida Barão de Mauá. Marcos da cidade que aniversaria. Luadir Lino Granchi, que faz conosco esta Semana Mauá, vivenciou os dois pontos: coroinha no Jardim Zaíra, frequentava a Matriz; bancário, caminhava pela Barão de Mauá em direção ao trabalho.

Na interligação, a passagem pela estação ferroviária. Não havia passarela, existia a cancela, mais conhecida como porteira: abaixada, impedia a caminhada dos pedestres quando da passagem de um trem.

UM NOME

João Batista Donadelli, sogro do Luadir. Começou e se aposentou na Atlantis, depois de 36 anos de trabalho. Há uma rua com o nome dele no Jardim Zaíra.

Ponto 6 - Passagem de nível

Depoimento: Luadir Lino Granchi

Havia a cancela. A então Rua Justino Paixão atravessava direto em direção à Avenida Capitão João. Era uma das duas únicas passagens pelos trilhos - a outra era a cancela de Capuava. Depois veio o viaduto da Vila Vitória, que se chamou Minas Gerais e que se chama da Saudade. No Centro de Mauá, os carros desciam. Passavam pela ferrovia. Entravam à direita pela Rio Branco.

O primeiro restaurante que serviu pizza em Mauá ficava na esquina da estação, no começo da Rio Branco. 

Era o Restaurante do Manoel. Na parte alta, o atendimento médico era feito pelo antigo Samdu, que ficava no início da Rua Dom José Gaspar, a uma quadra da Matriz.

Os carnavais de Mauá mais famosos eram os da sede do Independente, na Rua Japão. A nata ia lá. Na Rua Manoel Pedro Junior ficava a sede do Industrial, também de grandes carnavais.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 13 de dezembro de 1981

Especial - Um retorno à fazenda do coronel Oliveira Lima, na atual Rodovia Índio Tibiriçá, território de Ribeirão Pires. O Diário reconstituía a história do coronel famoso, em companhia de sua neta, Muciana de Lima, e do marido dela, José Corazza. Oliveira Lima era chamado de coronel Joãozinho.
Numa viatura do Diário, conduzimos o casal Lima - Corazza até o velho casarão da família. Nos acompanhou o historiador norte-americano John French.

Reportagem social - Chá em benefício do Lar Mamãe Clory; jantar reúne a APCD de Santo André; sociedade reunida no jantar dos gerentes de bancos e executivos financeiros.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista Fausto Polesi, editor-chefe e diretor de redação do Diário) - A morte no asfalto do pequinês mostra toda a insensatez humana.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - A cidade se transforma em circo e faz festa para as inaugurações do bom prefeito.

Ciência e Tecnologia (Diógenes Silva) - As plantas sentem?

EM 14 DE DEZEMBRO

1910 - Criado o Distrito de Santo André, subordinado ao Município de São Bernardo.

Trabalhadores

Nascem em 14 de dezembro:

1932 - José Monteiro dos Santos, de Sergipe. Operador da Indústria Brasileira de Pigmentos. Residia à Rua Fausto, em Mauá.

1935 - Anderson Nunes da Silva, do Piauí. Operário da IRFM. Residia à Rua das Dálias, em Vila Bela.
Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

- Jundiaí. Um dos dez mais antigos municípios do Estado de São Paulo. Começou a ser formado no início do século 17. Com a estrada de ferro São Paulo Railway (século 19) passou a ter uma relação estreita com o Grande ABC, já que a Santos a Jundiaí corta a região desde 1867.
- Caieiras. Elevado a município em 1959, quando se separa de Franco da Rocha. 

HOJE 

Dia do Ministério Público e Dia Nacional da Ópera.

SANTOS DO DIA 

Agnelo, Espiridião e João da Cruz.

São João da Cruz (Fontivaros, Província de Ávila, Espanha, 1542 - Ubeda, Espanha, 1591). Sacerdote. Colaborador de Santa Teresa d'Ávila na reforma da Ordem Carmelita. Um dos doutores da Igreja.
Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

É Natal

O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em qual delas foi montado o presépio da foto? Memória revela amanhã.

A representação é a mesma, a do nascimento do Menino Jesus. Mas cada presépio tem o seu estilo: que presépio é este?

RESPOSTA DE ONTEM 

O presépio ontem aqui focalizado está montado na Praça do Carmo. Ou seja: são dois presépios na sede da Diocese, dentro e fora da catedral, ambos fotografados pelo engenheiro e pesquisador Alcinio Cranchi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;