Internacional Titulo
Novo vazamento de substâncias tóxicas contamina rio na China
Por Da AFP
08/01/2006 | 12:51
Compartilhar notícia


Um novo vazamento de substâncias tóxicas, o terceiro em menos de dois meses, foi registrado neste domingo no abastecimento de água potável de duas importantes cidades do centro da China.

Assim como em dezembro na província sulista de Guangdong, no dia 4 de janeiro uma fábrica provocou o vazamento de cádmio, que parou no rio Xiangjiang, na província de Hunan (centro). O cádmio, um elemento químico utilizado nas soldagens, é cancerígeno e pode provocar problemas neurológicos.

O rio Xiangjiang abastece de água potável a capital provincial, Changsha, que tem seis milhões de habitantes, e a cidade de Xiangtan, de 700 mil habitantes.

Autoridades chinesas afirmaram que já adotaram uma série de medidas de emergência e que não existe perigo imediato para a população.

O governo local bloqueou o vazamento de cádmio e despejou nas águas do rio contaminado uma substância destinada a neutralizar a toxicidade do elemento químico.

"Apesar do incidente não estar encerrado, não tem conseqüências para a vida dos habitantes", declarou uma fonte do governo municipal de Changsha. A prefeitura explicou que o fornecimento de água potável foi mantido na cidade.

O vazamento tóxico foi provocado por um erro nas obras do porto de Xiawan, segundo uma autoridade provincial.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;