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Vendas de eletroeletrônicos dobram em 2009 no País
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
12/05/2010 | 07:00
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Mesmo com a crise mundial assustando a economia em 2009, a indústria de eletroeletrônicos no Brasil fechou o ano com 20 milhões de unidades de produtos vendidos, recorde histórico do setor que dobrou a saída dos itens, principalmente os da linha branca, que englobam fogão, geladeira, lavadora e micro-ondas.

Estudo feito pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de eletroeletrônicos ) compara o índice com as vendas de 2005, um dos melhores do segmento na década e onde foram vendidos menos que 9 milhões de peças.

As boas notícias não param por aí. Mesmo com a volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o setor de eletrodomésticos trabalha para melhorar em 10% as vendas, aproveitando o bom momento econômico nacional. "Este ano o crescimento está melhor do que no ano passado. Apesar de termos registrado melhora de 10% em 2009 quando comparado a 2008. Temos acumulado até aqui crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado", conta Edson Rodrigues, gerente de compras de bazar e eletros da Coop.

Segundo o executivo com a volta do imposto, as apostas até o fim do ano são os televisores LCD e plasma, que caíram no gosto popular, graças à proximidade da Copa do Mundo, paixão nacional. "A Copa nos dá sustentabilidade. Existe a contrapartida, cai a linha branca e sobe o faturamento da empresa com os LCDs."

FATURAMENTO MAIOR - A expectativa das grandes redes varejistas é aumentar em 110% o faturamento com o produto. E a elevação das vendas já é notada pelas lojas. Em abril, o Carrefour aumentou em 60% a saída de equipamentos de 32 polegadas, além de aparelhos com conversor integrado e Full HD.

O segmento também celebra a disposição dos clientes em gastar mais em datas comemorativas. No Dia das Mães, o Pão de Açúcar registrou 20% mais de saída nos produtos da linha branca e espera elevar em 50% a procura por computadores no Dia dos Namorados.




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