Setecidades Titulo Habitação
Moradores reclamam de rachaduras

Construção de núcleo habitacional em Diadema prejudica estrutura de casas vizinhas

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
28/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os problemas de rachaduras nas paredes, muros e quintais de seis casas na Rua Vera Cruz, na Vila Conceição, em Diadema, começaram com as obras do Conjunto Habitacional Vera Cruz, que faz divisa com os fundos das residências.

As intervenções estão paradas há cerca de oito meses e, desde janeiro, os moradores procuram a Prefeitura para resolver o impasse. Segundo eles, a construção de muro de arrimo no terreno ajudaria a melhorar a situação das casas.

"Os pedreiros dizem que tudo o que eu fizer será paliativo e que vai voltar a ceder novamente", afirmou a professora Tania Maria Geronymo, 46 anos.

A Defesa Civil emitiu relatório sobre o imóvel de Tania em 14 de abril, mas aponta que as rachaduras foram causadas por solapamento do solo. "Em vistoria realizada no local, constatamos que devido às chuvas, o muro de divisa dos fundos cedeu e embarrigou, causando rachaduras no piso e quintal, onde houve solapamento no solo, apresentando movimento, causando danos na caixa de esgoto e afundamento de piso", disse o documento.

Vizinha de Tania, a pensionista Diva Cardoso de Caldas, 66, também reclama de rachaduras. "Quero arrumar, posso arrumar, mas não tenho condições porque dependo da boa vontade da Prefeitura."

A administração municipal negou que as obras no núcleo foram responsáveis pelo abalo nas construções vizinhas. E afirmou ainda que a área é monitorada por técnicos da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e da Defesa Civil com a finalidade de evitar qualquer ocorrência que prejudique os moradores.

A Prefeitura informou ainda que também foi observado que o descarte inadequado de água por parte de algumas residências tem mantido encharcado o solo do local, o que prejudica os imóveis.

A construção das 24 unidades habitacionais, assim como a infraestrutura para saneamento, drenagem, pavimentação e muro de arrimo será retomada nos próximos 15 dias. O prazo para a conclusão é de 12 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;