Cultura & Lazer Titulo
Países discutem tratado para evitar pirataria de rádio e TV
Da Agência Brasil
17/01/2007 | 17:55
Compartilhar notícia


Começa nesta quarta-feira, em Genebra, na Suíça, a reunião promovida pela OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir um tratado internacional sobre sinais de radiodifusão. O grupo pretende chegar a um consenso sobre formas de proteger pelo direito autoral das emissoras e dos autores do conteúdo que circula nos sinais de rádio e televisão.

Segundo o coordenador-geral de Direito Autorais do Ministério da Cultura, Marcos Alves de Souza, que participa da reunião, o Brasil quer propor idéias que evitem a pirataria da radiodifusão.

“Nos preocupamos que o tratado leve em consideração o interesse público, que não crie direitos que se sobrepõem aos direitos dos titulares das obras que são carregadas pelos sinais, que leve em consideração a proteção e a promoção da diversidade cultural e que não crie direitos que propiciem a concorrência desleal”, informou Souza.

O coordenador do Ministério da Cultura disse que essa discussão já se arrasta há oito anos, principalmente por conta do veto que os Estados Unidos colocaram sobre o projeto. Durante uma assembléia geral da ONU, explicou, os EUA afirmaram que não queriam o tratado da forma como estava previsto e bloqueou a convocação da conferência diplomática que discutiria o assunto. Foi marcada uma reunião entre os países para tratar do assunto em novembro deste ano.

“Mas a conferência só será convocada se houver um acordo nessa reunião em Genebra e na próxima que vamos tratar disso em novembro”, ressaltou Souza.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;