Memória Titulo Coluna
O último lança-perfume

Na avenida, o Ocara; nos salões, o lança-perfume, matéria-prima da Rhodia Química, com fábrica desde os anos 1920 em Santo André

Ademir Medici
22/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Eu sinto um grande desejo/de lhe dar um beijo/mas não pode ser/se eu lhe beijar enlouqueço/e nunca mais esqueço de você...”

“Grande desejo”, marcha de Wladimir de Mello e José N. de Oliveira (do livreto editado pela Agremiação Cultural Estudantil de São Bernardo para o Carnaval de 1953). 

-----

Carnaval de 1960. Tempo de campanha à Presidência da República. No ano seguinte, empossado, o presidente Jânio Quadros proíbe a fabricação e uso de um produto que fez história em Santo André.

Juarez Lima de Oliveira acompanhou o crepúsculo da fabricação do lança-perfume e os primeiros tempos do Ocara, clube que praticamente nasceu dentro da Rhodia. 

Ele trabalhou durante 20 anos na Rhodia. Em 1990 Juarez lembrou à Memória que entre os 50 sócios-fundadores do Ocara havia um negro apenas, Givaldo Batista dos Santos – cujo nome aparece na ata de fundação, ocorrida em 1º de março de 1956.

Não, não havia racismo, asseguram os ocarianos. Uma coincidência, apenas. Na maioria, funcionários da Rhodia, que testemunharam uma reviravolta industrial: não podemos mais fabricar lança-perfume? Vamos produzir spray – ou borrificador, pulverizador, vaporizador – os aerossóis. Mas esta é outra história.

O grito do Carnaval – 3 (final) 

Texto: Milton Parron

Na história do Carnaval, o compositor Pedro Caetano. Ele conta como surgiu o samba “Sandália de Prata”, em parceria com Alcyr Pires Vermelho.

A dupla levou um “pito” do cantor Francisco Alves que flagrou os dois nos corredores da Rádio Nacional cantando essa música para um dos maestros arranjadores da emissora, porém em ritmo de chorinho que pretendiam dar para Ademilde Fonseca gravar.

“Vocês são burros”, disse-lhes Chico Alves. “Isso dá é samba, mudem o ritmo que eu gravo”. Não deu outra, enorme sucesso no Carnaval de 1941.

Essas são algumas das dezenas de histórias, acompanhadas das músicas que delas se originaram, e que foram selecionadas para servir de tema na trilogia sobre o Carnaval que concluímos neste final de semana.

EM PAUTA

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol, com reprise amanhã, às 5h, além da Internet, www.radiobandeirantes.com.br.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 22 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7309

Manchete - Polícia afirma que amigos de Adriana, a modelo andreense morta no Sul de Minas Gerais, criaram uma farsa.

São Bernardo - Aumenta o número de empresas contra o IPTU. Entre elas, a Termomecânica.

Carnaval 90 - Clubes tradicionais realizavam bailes e matinês: Aramaçan, Primeiro de Maio, EC São Bernardo, VW Clube, Meninos, Associação, Buso Palace, São Caetano EC, Independente de Mauá, Industrial, Ribeirão Pires.

Escolas de samba e blocos carnavalescos de Santo André prestarão no sábado uma homenagem ao líder negro Nelson Mandela, libertado dia 11 depois de passar 27 anos na prisão.

Movimento Sindical – Entregadores de gás da região param por aumento de 69,9%.

Futebol - Ontem (21-2-1990) no Estádio Bruno Daniel: Santo André 1, São José 1.

Cultura & Lazer - Motéis conquistam ambiente familiar. Os principais estabelecimentos da região registram novos frequentadores nos fins de semana e criam clima de lar nas suítes.

Reportagem: Nei Bonfim e Mauricio Pavan

Polícia - Policial feminina é assaltada ao fazer ronda na Rua Monte Casseros, Centro de Santo André.

Em 22 de fevereiro de...

1810 Frederico Chopin, o poeta do piano, nasce em Zelazowa, perto de Varsóvia, na Polônia.

1915 - Policiais da Força Pública realizam excursão de estudos pela Estrada do Vergueiro, que corta o Grande ABC.

1920 - No Carnaval paulistano, quatro sociedades carnavalescas disputavam o título: Argonautas, Fenianos, Democráticos e Tenenste do Diabo.

Quem ganhava, vibrava; quem perdia, protestava, inclusive em anúncios pagos nos jornais da época.

Detalhe: a comissão julgadora era formada por jornalistas.

1940 - Honório Lima era o agente exclusivo do Estadão em Santo André. Atendia à Rua Coronel Fernando Prestes, 47; em São Caetano, o agente era Atala Antonio, residente na Travessa São Francisco, 14.

A II Guerra. Do noticiário do Estadão: noticia-se que uma unidade da marinha de guerra da Alemanha está operando no Atlântico Sul.

1960 - C. Melvin Palmer, cientista norte-americano, visita São Caetano e considera de boa qualidade a água tratada pela adutora Arthur Rudge Ramos, contrariando críticas da oposição ao prefeito Oswaldo Massei.

Em São Paulo, o corso terá início na Praça da Bandeira.

1975 - São Caetano inaugura o Centro Recreativo e Esportivo Antonio Benedetti Sobrinho, à Rua Rio Grande do Sul, esquina com a Rua São Paulo, no bairro Monte Alegre.

O Clube Fundação, de São Caetano, conquista o Campeonato Paulista de Basquete Feminino, temporada 1974, ao vencer o Pirelli por 40 a 37 no Ginásio Lauro Gomes.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 22 de fevereiro:

- Em São Paulo, São Pedro, elevado a município em 1881, quando se separa de Piracicaba

- Na Bahia, Abaíra, Belo Campo e São Desidério

- Em Minas Gerais, Andradas

- Em Pernambuco, Calçado

- Em Tocantins, São Félix do Tocantins

Fonte:IBGE.

Hoje

- Dia da criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), conforme lei federal de 22-2-1989.

Santos do dia

- Abílio

- Lineu

- Margarida de Cortona




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;