Setecidades Titulo COLUNA
Álbum do trabalho em Santo André

O laboratório do dr. Mayerá, a lembrança da Fichet, homens e mulheres que participaram da história das duas companhias e da própria história da indústria na região

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/01/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Esses funcionários fizeram parte da história da Fichet no apogeu da indústria.”

Cf. Vangelista Bazani, em bilhete com data de 26-11-2002 enviado à Memória.

-----

Migrantes e imigrantes formam, historicamente, cenários industriais diversos. Vivenciam e testemunham o cotidiano do trabalho. Documentos profissionais guardados registram o dia a dia. Lembranças como fotos são feitas, guardadas em álbuns pessoais e eventualmente descobertas e divulgadas. Hoje, dois casos da cidade de Santo André.

As imagens foram repassadas à Memória em 2002 pelo saudoso pesquisador Vangelista Bazani, o Gili, integrante do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória). As fotos permaneciam inéditas. São acompanhadas por legendas à mão redigidas pelos protagonistas destes episódios.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 24 de janeiro de 1990 – Ano 32, edição 7284

Manchete – PT controla governo de José Augusto (prefeito de Diadema); executiva estadual vai formar uma comissão de acompanhamento da administração, com Paulo Okamoto na presidência.

Movimento Sindical – Petroleiros obtêm 31,2% no Tribunal Superior do Trabalho e encerram greve de oito dias; na Refinaria de Capuava, em Mauá, o retorno ao trabalho começou às 21h de ontem, após assembleia de 300 trabalhadores que aprovaram o fim da paralisação.

Indústria e Meio Ambiente – Elclor admite que há 42 anos despeja mercúrio no Rio Grande.

Copinha – Santo André e São Paulo empatam em 0 a 0; na cobrança de pênaltis, 9 a 8 para o São Paulo, depois de 22 pênaltis batidos.

Em 24 de janeiro de...

1915 – Estação Rio Grande inicia solene festa em louvor a São Sebastião. À frente, senhora Rachel Guilherme da Silveira.

No futebol, o Ribeirão Pires FC recebe o Anita Garibaldi, da Capital, e vence por 4 a 0 (2 a 1 para o Ribeirão entre os segundos quadros).

1920 – A professora Isaura Ferreira Peake é nomeada para a 2ª Escola Mista de São Caetano, em substituição à professora Amélia Monteiro de Barros Marrey, em licença.

1930 – Serviço Eleitoral informa que o número de eleitores qualificados na região atinge a 4.695.

1940 – O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo encerra as comemorações pela passagem do centenário do primeiro fascículo da Flora Brasiliensis, numa promoção da Sociedade Amigos da Flora Brasileira.

1960 – São Caetano enfrentava o problema de destinação do lixo. Resíduos eram colocados ao lado da Estrada das Lágrimas, numa das poucas áreas livres da cidade. Moradores das Vilas Gerty e Marlene queixam-se do mau cheiro e das nuvens de moscas.

Com Santo André e São Bernardo, São Caetano discutia a elaboração de convênio para a construção de uma usina de lixo.

Esporte Clube Brasil, de São Bernardo, sagra-se campeão municipal de futebol, título referente a 1959.

Sociedade Esportiva Irmãos Romano, de São Bernardo, goleia o Rafard Atlético clube e ingressa na Primeira Divisão de Profissionais.

Hoje

- Dia da Previdência Social e Dia Nacional dos Aposentados.

- Instituição do casamento civil no Brasil.

Santos do dia

- Feliciano da Úmbria

- Urbano

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 24 de janeiro:

- No Rio Grande do Sul, Carazinho

- No Piauí, Guaribas, São João da Varjota e Sebastião Leal

- No Pará, Portel

- No Amazonas, Urucurituba 

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;