Internacional Titulo
Líbia se diz disposta a assinar protocolo adicional ao TNP
Por Do Diário OnLine
Com AFP
22/12/2003 | 10:11
Compartilhar notícia


A Líbia está disposta a assinar o protocolo adicional ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), afirmou nesta segunda-feira à rádio BBC o primeiro-ministro líbio Chukri Ghanem.

Ao ser perguntado se a Líbia assinaria o protocolo que autoriza, entre outras coisas, visitas surpresa dos inspetores da Organizações das Nações Unidas (ONU) a instalações nucleares, o primeiro-ministro respondeu "sim".

"Aderimos a nosso compromisso com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Temos a intenção de obedecer suas normas e honrar nossos compromissos", declarou Ghanem.

Na última sexta-feira, a Líbia anunciou o fim de seu programa de armas de destruição em massa (ADM). No dia seguinte, autoridades líbias se reuniram em Viena com o diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, para discutir os programas.

Nesta segunda-feira, ElBaradei informou que viaja à Líbia na próxima semana para organizar as inspeções ao programa de armas de destruição em massa no país. Segundo ele, essas verificações devem começar já na semana que vem.

ElBaradei também disse que vai notificar o conselho de governadores da AIEA sobre as atividades não-declaradas da Líbia, que incluem, de acordo com ele, um programa de enriquecimento de urânio que poderia ser usado para fabricar material para bombas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;