Economia Titulo Em São Caetano
Funcionários da Bartira ameaçam greve

Em assembleia, trabalhadores pedem que escala seja de segunda a sexta-feira e não até sábado

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
15/05/2019 | 07:23
Compartilhar notícia


Trabalhadores da indústria de móveis Bartira, localizada em São Caetano, reivindicam mudanças na jornada de trabalho. Ontem, em assembleia, os funcionários votaram a favor de paralisar as atividades a partir do dia 21 caso a empresa não altere a escala atual de segunda a sábado para segunda a sexta-feira.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano, que também representa os moveleiros, Edison Luiz Bernardes, o acréscimo do sábado na jornada teve início há três anos e desde então é alvo de insatisfação. Atualmente, os cerca de 1.500 funcionários da Bartira trabalham em dois turnos (7h30 às 15h50 e das 15h50 à meia-noite) nos seis dias da semana.

“Tem vários trabalhos dentro da empresa que levam os funcionários ao esgotamento. Isso, sem falar que eles não têm tempo para ficar com a família”, disse. “A empresa já trabalhou nessa escala (de cinco dias) e produzia bem. Nós não queremos reduzir a jornada, mas que o horário de sábado seja compensado na semana. Esse é um pleito justo”, destacou Bernardes.

Segundo o sindicalista, o aviso da greve e o comunicado da assembleia serão encaminhados à Bartira. “Esperamos que a empresa apresente uma proposta aceitável.”

Questionada, a Bartira afirmou que todas as escalas e horários de trabalho são praticados conforme legislação e convenção coletiva vigentes e que ‘estão compatíveis com a necessidade de produção da empresa. Portanto, não haverá alteração da jornada semanal nesse momento. A companhia reforça, ainda, que se mantém disponível ao diálogo, como sempre o fez, para debater reivindicações de seus colaboradores e as entidades sindicais’, informou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;