Memória Titulo MEMÓRIA
Pilar & Conceição
Por Ademir Medici
08/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Na formação do Grande ABC, Diadema separou-se de São Bernardo e Mauá, de Santo André. As duas cidades elegeram o 8 de dezembro como suas datas maiores reportando-se à padroeira, Imaculada Conceição.

O município de Mauá foi instalado em 1955, o de Diadema, em 1960. Depois, foi o que se viu, a formação de duas grandes cidades.


Há 30 anos, um problema em comum atingia as aniversariantes Mauá e Diadema: o habitacional. Este foi o gancho a preencher a capa do suplemento conjunto das duas cidades, editado pelo Diário.

Internamente, muito espaço à Memória: Mauá lembrava o seu nome primitivo: Pilar; Diadema lembrava os tempos das chácaras da Vila Conceição. Mauá citava o primeiro restaurante da cidade, aberto por Victorio Mariani em 1910, e que fechou as portas em 1911; Diadema lembrava da chácara ‘A Preferida’, de Cid Gomes Fernandes, com os seus animais todos soltos, entre macacos, veados e passarinhos. Ficava na Vila Élida.


Historiadores do futebol. Pela 105ª vez
 

Será realizado neste sábado, a partir das 8h30, no Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Pacaembu, em São Paulo), a 105ª reunião do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol). Na programação, um bate-papo bola com Bizi (Carlos Roberto Bento), ex-lateral esquerdo que dedicou 17 anos ao CA Juventus.

Formado em Educação Física, Bizi trabalha com adolescentes em projetos esportivos ligados ao futebol.

Outra palestra: narração esportiva no rádio, das ondas sonoras à internet, por Luana Reis.


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 8 de dezembro:

 Em São Paulo, Diadema, Mauá, Caconde, Dracena, Guararapes, Guarulhos, Jandira, Mariápolis, Mendonça, Nova Castilho, Palmares Paulista, Parapuã, Pereiras e Votorantim [

Fonte: IBGE

Santos do Dia

- Imaculada Conceição
- Eucário
- Romário
- Lucila

Interação com Facebook
 

‘O verdadeiro final de Vale Tudo’

A novela entra na reta final e alucina o público, que se descabela, chora e ri diante do grande deus televisor.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 8 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 8 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6930

Manchete – Explosão mata um e fere 10 numa loja de consertos de fogões na Avenida Industrial, em Santo André, que mantinha um depósito de gás
Polícia – Justiceiros aterrorizam favela do Jardim Calux, em São Bernardo.

Em 8 de dezembro de...

1918 – “Família em tratamento precisa alugar uma chácara com grande casa de moradia em São Bernardo. Ofertas a S. S., caixa 222, em Santos” (de um anúncio publicado no Estadão).
Nota – Há 100 anos, o clima no Grande ABC era indicado para repouso e tratamento de saúde. Não havia poluição. O ar campestre era bom, nos riachos corriam água cristalina. ‘São Bernardo’ era o nome do município. No presente caso, a família que anunciava podia estar se referindo à Vila de São Bernardo, à Estação de São Bernardo, a Ribeirão Pires, entre outras localidades do município de São Bernardo.
- A guerra acabou. Do noticiário do Estadão: os aliados em território alemão; a espionagem alemã nos Estados Unidos.
Realizadas em Santos as solenidades religiosas em ação de graças pelo término da guerra e extinção da epidemia da gripe espanhola.
1938 – Instituída a Caixa de Pensões dos Funcionários da Prefeitura de São Bernardo, semente do Instituto de Previdência de Santo André, que celebra 80 anos de história.
1953 – Inaugurada a nova sede da Congregação Mariana de São Caetano, nos altos do Cine-Teatro Padre Alexandre Grigolli.
1973 – Repique de sinos, queima de fogos de artifício e apitos de fábrica, às 6h, marcavam o início das comemorações do 19º aniversário do municipal de Mauá.
Em Diadema, que completava seus 14 anos de emancipação político-administrativa, um desfile cívico-escolar, em Piraporinha, dava início aos festejos.
 

Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Uma entrevista concedida pelo cantor e compositor mexicano Armando Manzanero.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br .

Manzanero revivido
Texto: Milton Parron

Armando Manzanero é uma das expressões artísticas do México mais conhecidas em todo o mundo. Cantor e compositor, porém, é como compositor que se tornou uma estrela de primeiríssima grandeza a ponto de suas letras já terem vertido para mais de dez idiomas, além do castelhano, claro.

Das centenas de músicas que compôs, Armando Manzanero já foi gravado por Frank Sinatra, Elvis Presley, Tony Bennett, Franck Pourcel, Eydie Gorme, Andrea Bocelli, Paul Mauriat, Ray Conniff, Luiz Miguel, Roberto Carlos. É um dos autores românticos recordista mundial em vendagem de discos.

Manzanero já esteve algumas vezes no Brasil, uma delas, no auge da carreira, em novembro de 1981. Na ocasião ele veio até os estúdios da Rádio Bandeirantes, onde foi entrevistado pelo apresentador Antonio Celso.

Durante duas horas falou de sua vida familiar, de sua carreira artística e, claro, recordou alguns dos seus inúmeros sucessos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;