Esportes Titulo Precursor do futebol na região
Volta do Palestra depende de fortalecimento do social

Clube, que hoje faz 83 anos, vai retornar ao futebol profissional apenas ser for autossustentável

Dérek Bittencourt
01/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O Palestra São Bernardo está em festa. Hoje, um dos precursores do futebol no Grande ABC completa 83 anos. E se teve origem no futebol, tem neste esporte também seu futuro. Apesar de no presente estar licenciado dos campos – condição na qual se encontra desde 2012 –, o Colosso Alviverde ainda sonha novamente calçar as chuteiras profissionalmente. Entretanto, o foco atual está no fortalecimento social e estreitamento do relacionamento com a comunidade.

Atualmente, o Palestra abre as portas sobretudo para crianças e jovens participarem de escolinhas de futebol, futsal, judô, vôlei, aulas de street dance, balé e teatro, e ainda oferece dança de salão para adultos. O clube ainda aluga quadra de futebol society (está construindo uma segunda), quadra poliesportiva, salão de festas e churrasqueira. “Hoje a gente está trabalhando forte na aproximação com a comunidade, principalmente do entorno. Estamos promovendo oportunidades, abrimos escolas de esportes e culturais. Nosso foco é realmente trazer de novo essa vida de volta ao Palestra, criar conexão entre comunidade e Palestra, fortalecer a marca, até para fornecer opções às pessoas”, definiu o presidente José Fábio Cassettari Neto. “Queremos criar vínculo desde criança, e que ela cresça lá dentro.”

O dirigente afirmou que vêm sendo feitos investimentos e melhorias na infraestrutura e nos equipamentos, o que “impedem de colocar em prática a vontade de voltar com o futebol”. “É impossível desassociar Palestra do futebol, porque foi o motivo da fundação, primeira atividade, ganhamos respeito estadual por vários anos de sucesso em competições, mas é momento complicado, não restrinjo ao Palestra. A gente tinha dois caminhos: insistir no futebol do jeito que estava sendo feito ou recuar e dar prioridade para outras questões”, explicou. “Não tinha como trilhar os dois caminhos paralelamente hoje.”

Portanto, o retorno ao campo está completamente atrelado ao fortalecimento social. “O mais importante é a confiança e a responsabilidade com a gestão do clube. Hoje poderia tomar decisão mais maluca de voltar, irresponsavelmente, e isso geraria dano futuro muito grande, colocaria em risco muita coisa. Futebol demanda recursos altíssimos. Precisa de aporte financeiro muito grande. Com certeza todo mundo quer (o retorno). Mas com o trabalho que está sendo feito, estamos nos tornando sustentável para encarar plano de futebol sem depender de patrocinadores externos. Este é o nosso sonho”, concluiu.

TORCIDA
Há seis anos sem ver seu time em campo, um dos líderes da uniformizada Loucos do Palestra Leandro Giudici sugere qual deveria ser o caminho para a diretoria seguir. “Compreendo que o futebol se tornou praticamente inviável. Mas creio que com bom projeto e com ótimo planejamento, é viável, até pelo tamanho da nossa cidade. O Palestra tem carisma. Creio que caso se reaproximasse de quem fez parte da história, a gente poderia tocar. Vem sendo feito bom trabalho. Só não concordo e admito a falta de projeto para o futebol.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;