Memória Titulo
E foi assim que a Estrada da Jararaca virou Avenida Brasília
Ademir Medici
15/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Lendo a Memória de hoje (‘Pelas curvas da Estrada da Jararaca’, 10 de julho de 2018) lembrei-me das visitas que recebi, na Prefeitura de Diadema, de um munícipe inconformado em morar na Estrada da Jararaca. Era ligado ao cinema. Trouxe até um abaixo-assinado ao prefeito (Evandro Esquivel), que me incumbiu do projeto de lei que, submetido à Câmara Municipal, foi aprovado. E a Estrada da Jararaca, que liga a Avenida Taboão, na divisa com São Bernardo e se estende até a Avenida do Cursino, na divisa com São Paulo, passou a denominar-se Avenida Brasília.

Nevino Antonio Rocco

Diretor jurídico na primeira administração de Diadema

 

Nota da Memória – Dr. Nevino colabora, uma vez mais, com o registro da memória de Diadema. No tempo da mudança do nome, Brasília vivia seus primeiros momentos como a chamada Novacap. E vários nomes ‘Brasília’ foram adotados por este Brasil afora. São Bernardo, por exemplo, possui a central Vila Brasília.

Diante das explicações do Dr. Nevino, fica a tarefa ao Centro de Memória de Diadema: localizar o processo de mudança do nome da Estrada da Jararaca para Avenida Brasília, ocorrida na primeira gestão do prefeito Evandro Esquivel.

Lembramos que trecho inicial da Avenida Brasília, a antiga Estrada da Jararaca, leva hoje o nome do ex-vereador João de Almeida.

 

REVOLUCIONÁRIOS

Sem qualquer outra indicação, é difícil identificar a foto que lhe foi enviada pelo Octavio David Filho (Memória, 9 de julho de 2018). Por exclusão, eu diria que não é nem da Revolução de 1924 nem da Revolução de 1932. Minha referência é o fardamento. Pode ser da Coluna Miguel Costa-Prestes, na retirada para o Mato Grosso e a Bolívia. Não identifico o general Isidoro Dias Lopes na foto. Mas o barbudo da primeira fila pode ser Luís Carlos Prestes.

José de Souza Martins
São Paulo

 

HOSPITAL DE PIRAPORINHA

Depois do óbito da minha prima Maria Regina de Oliveira (1950-2018), fiquei depositário do acervo fotográfico e documentos, do lado paterno da finada, incluindo os do meu saudoso tio Jorge de Oliveira (1924-2000).

Envio uma preciosa carteira de sócio número 4.153, do então Hospital Popular Bom Jesus de Piraporinha. Esta carteira de sócio atesta – sem titubear – que o atual Hospital Municipal de Diadema é de fato e direito dos diademenses.

Compete à Prefeitura agilizar ações para um acordo com o INSS, para que o prédio na Estrada de Piraporinha, onde funciona o hospital, torne-se patrimônio público municipal.

Na carteirinha aparece o nome do prefeito da época, Lauro Michels, tio do atual prefeito.

João Paulo de Oliveira
Diadema

 

ELNI

Segue parte de escritura de um terreno que era de minha propriedade e foi comprado na época do loteamento da Elni, em 1980, em São Bernardo, nos arredores da antiga indústria Elni. Constam os nomes dos proprietários. A conjugação das primeiras letras dos nomes das mulheres proprietárias possivelmente originou o nome Elni.

Dimitrios Pediatidakis
São Bernardo

Nota da Memória – De fato, aparecem na escrituras os nomes de Evaristo Gomes Fernandes, Élida Gomes Fernandes, José Gomes Fernandes e Nice Salgueiro Gomes. Sendo assim, é possível que a abreviatura Elni seja a combinação das iniciais dos nomes Élida e Nice.

O escrevente autorizado que firma a escritura é Gilberto Bonício, de antiga família de imigrantes italianos da Linha Jurubatuba, parte integrante do Núcleo Colonial de São Bernardo.

Já a indústria Elni, na atual Avenida Redenção, ao lado do Paço de São Bernardo, foi referencial. Hoje os antigos pavilhões pertencem à Prefeitura. E a antiga praça de esportes dos funcionários da Elni leva o nome de Estádio 1º de Maio, das grandes greves dos metalúrgicos.

 

TV EXCELSIOR

Eu era criança quando a TV Excelsior fechou, mas o encerramento de suas atividades não se deu por causa da programação com notícias contrárias ao governo. O canal era parecido com a Globo de hoje, muitas novelas, séries enlatadas, pouco futebol e só um telejornal de 15 minutos entre uma novela e outra, apresentado pelo Fausto Rocha, que depois se elegeu deputado estadual pela Arena e sempre fez discurso moderado e favorável ao governo. Discursou em favor do governo, inclusive, no dia em que mandaram chamar o Vladimir Herzog para depor no DOI-Codi.

Acredito que o canal fechou pelo mau relacionamento político da família Simonsen com os militares, mas sem ter com a programação da emissora.

Geraldo Nunes

São Paulo

 

Assembleia dos metalúrgicos em Utinga

Data: 1961.

Autor: Massashi Nagawa.

Acervo: Miguel Guillen (em memória).

Publicada na coluna Memória em 7 de junho de 1998 e 7 de junho de 2002.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 15 de julho de 1988 – ano 31, edição 6805

São Paulo – Aos 77 anos, o Teatro Municipal é reaberto com novas formas e cores. Há um ano e meio em reformas, o teatro pode se transformar em fundação.

Reportagem: Antonio Prada

Memória – Os balões dos Paiva, antiga família moradora da Vila Curuçá, em Santo André.

 

Em 15 de julho de...

1918 – Em carta publicada no Estadão, um visitante denuncia o grande número de pessoas embriagadas existentes na Estação São Bernardo, hoje Santo André. Tópicos da notícia:

Logo à saída da estação notara que havia por aqui e por ali abundância de ébrios.

As casas de negócios estavam todas abertas e as que fazem comércio do álcool, cheias de beberrões.

Não se observa ali a lei do fechamento aos domingos e dias feriados, apesar do esforço do prefeito, não apoiado pela Câmara.

A guerra. Do noticiário do Estadão: as comemorações de 14 de julho nos países aliados.

1953 – Lançado, no Cine Ipiranga e circuito de outras 16 salas, uma nova produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo: Esquina da Ilusão, com Alberto Ruschel, Ilka Soares, Waldemar Wey, Renato Consorte, Nicette Bruno, Adoniran Barbosa e grande elenco.

1983 – Faculdade de Tecnologia Senador Flaquer, de Santo André, cria o primeiro curso de microcomputadores na região.

 

Hoje

Dia Nacional do Homem

 

Santos do Dia

Boaventura

Padre Rodolfo Lunkenbein

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 15 de julho:

No Maranhão, Benedito Leite

No Paraná, Irati

Na Bahia, Juazeiro

Em Tocantins, Pedro Afonso

No Ceará, Piquet Carneiro

Em Minas Gerais, Rio Pardo de Minas

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;