Setecidades Titulo Transporte
Santo André autoriza abertura de licitação para linhas da V.Luzita

Expectativa é a de que edital com as regras da concorrência pública seja publicado até o fim do mês; contrato será válido por período de 20 anos

Natália Fernandjes
10/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André publicou, ontem, decreto que autoriza a SATrans – autarquia que gerencia o transporte público municipal da cidade – a realizar processo licitatório para a subconcessão do sistema que atende a região da Vila Luzita pelo período de 20 anos. A expectativa é a de que o edital com as regras da concorrência seja publicado até o fim do mês.

A licitação – válida por 20 anos e prorrogável por mais cinco – tem o objetivo de definir a empresa que vai operar as 16 linhas de ônibus do chamado lote B do transporte municipal andreense. Desde outubro de 2016, quando a Expresso Guarará paralisou suas atividades e entrou em falência, o trecho, responsável por receber 50 mil passageiros por dia, é administrado pela Suzantur – inicialmente via contrato emergencial e, atualmente, a título precário.

Desde a realização de audiência pública, no fim do ano passado, ficou definido que, além da operação dos serviços de transporte coletivo urbano da Vila Luzita, a empresa vencedora da licitação deverá manter o Terminal da Vila Luzita e as estações e equipamentos do corredor instalado na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.

As linhas que ligam o Terminal da Vila Luzita ao Centro deverão contar com pontos de carregamento de celular, wi-fi, painéis digitais para indicar a próxima parada, ar-condicionado, motor traseiro e veículos novos, com idade máxima da frota de cinco anos de uso. Além disso, estão previstas construções de duas estações no corredor da Capitão Mário Toledo de Camargo.

Conforme o decreto, a remuneração da empresa subconcessionária consistirá da receita oriunda da tarifa paga pelos usuários do transporte e subsídio mensal da Prefeitura andreense, referente às integrações tarifárias. Existe ainda a possibilidade de a empresa vir a ser remunerada por receitas provenientes da operação do Terminal da Vila Luzita. A expectativa inicial era a de que o contrato custasse R$ 123 milhões para a viação, valor baseado no investimento das melhorias planejadas.

Poderão participar da concorrência empresas ou consórcios que atendam as condições exigidas no edital com requisitos mínimos de qualificação: habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica.

A concorrência estava prevista para ser aberta em dezembro de 2016, no entanto, ficou parada para a realização de estudo técnico de viabilidade econômico-financeira – no valor de R$ 1,2 milhão –, concluído no fim do ano passado.

Até o fechamento desta edição, não foram informados prazos previstos para a conclusão do certame e assinatura do contrato com a nova viação.

Cadastro do Cartão Prioridade é estendido

A Prefeitura de Santo André prorrogou mais uma vez o prazo para emissão do Cartão Prioridade no saguão do Teatro Municipal. O atendimento no local, que terminaria amanhã, vai se estender até 8 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. De acordo com o último levantamento feito pela Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), foram emitidos 23.970 benefícios.

A obtenção do Cartão Prioridade não é obrigatória, mas um facilitador para usuários com idade a partir de 65 anos, que passam a poder embarcar pela porta da frente de coletivos municipais. Para efetivar o cadastro e garantir o acesso ao benefício, o idoso deve apresentar CPF, documento com foto e comprovante recente de residência (contas de água, luz ou telefone) emitido nos últimos três meses e em seu nome. 

Caso o idoso maior de 65 anos não tenha interesse em obter o benefício, poderá continuar entrando normalmente pela porta de trás dos ônibus, apresentando o RG ao motorista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;