Turismo Titulo Indústrias
Turismo industrial

São Bernardo é um dos Top Destinos Turísticos de 2017 por roteiro em fábricas

Miriam Gimenes
10/05/2018 | 07:13
Compartilhar notícia
Divulgação


A potência industrial de São Bernardo sempre foi reconhecida nacionalmente. Sede de inúmeras fábricas, a cidade criou, em 2013, o turismo industrial, que consiste em uma visita monitorada a uma determinada empresa, onde os empreendedores abrem as suas portas para receber grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produzir e a tecnologia empregada.

E foi por conta deste passeio inovador que a cidade foi reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo em 2017, premiação organizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e pela associação de profissionais de turismo Skal Internacional São Paulo. São Bernardo foi contemplada na categoria turismo de estudos e intercâmbio por seu pioneirismo e sua atuação inovadora neste segmento. A cerimônia de premiação ocorrerá no próximo dia 18, em evento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Segundo o diretor de Turismo e Eventos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Fernando Bonisio, o título foi recebido pelo município, junto com Bauru e Tatuí. “No dia 18 vão anunciar quem é o primeiro colocado, mas os três são vencedores e usarão o selinho de Top Destino Turístico 2017.”

Ao todo, 39 municípios foram premiados, sendo três em cada uma das 13 categorias de turismo reconhecidas pela Lei Complementar 1261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de MIT (Municípios de Interesse Turístico): Religioso; Cultural; Ecoturismo; Social; de Esportes; de Pesca; Náutico; de Aventura; de Sol e Praia; Negócios e Eventos; Rural; de Saúde e de Estudos e Intercâmbio. “Este prêmio já nos deixa mais próximos de conquistar o título de MIT”, acredita o diretor.


PASSEIO

Atualmente, 14 empresas são parceiras no turismo industrial do município. São elas: Scania Latin America, Masipack, Zurich Termoplásticos, Basf – Tintas Suvinil, Omnisys, Wheaton Brasil Vidros, Formag´s Gráfica e Editora, Mercedes-Benz do Brasil, Fundação Espaço Eco, Friozem Logística, Volkswagen do Brasil, Toyota do Brasil, Cervejaria Balmann e Emae (Empresa Metropolitana de Água e Energia) – esta última promovendo visitas à usina hidrelétrica Henry Borden. “E temos parcerias que estão para serem fechadas”, adianta Bonisio.

Com um agendamento prévio, é possível visitar essas empresas – a procura é tanta que algumas têm vagas só para o fim do ano – e conhecer o modus operandi de cada uma. “Primeiro se vê sobre a estrutura dessa empresa, depois como ela produz, além de a sua história, compromisso com o meio ambiente e projetos futuros”, explica o diretor. Cada empresa tem seu roteiro específico e os passeios, que são gratuitos, costumam durar cerca de duas horas e meia.

Interessados podem fazer o pré-agendamento on-line no site www.turismoindustrialsbc.com.br, ou tem de entrar em contato com o Departamento de Turismo no telefone 2630-4232. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;