Diarinho Titulo Cinema
Bagunça no mundo dos mortos

Música, cores e caveiras fazem parte da história da animação 'Viva - A Vida é Uma Festa'

Tauana Marin
Diário do Grande ABC
07/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 A paixão de Miguel pela música é proibida dentro da casa do menino de 12 anos. O dom de tocar violão e soltar a voz não faz sentido para sua família, principalmente para a avó. Todos deixam instrumentos, rádios e cantorias de lado para se dedicarem a fazer calçados. Engraçado que tudo acontece em vila onde todos vivem e respiram musicalidade.

Ele não entende o motivo que faz com que o fato de ser feliz seja um tormento entre os familiares. É em busca de respostas que o garoto mexicano irá viajar por lugar desconhecido e misterioso: o mundo dos mortos – muito mais vivo do que se imagina. Esses elementos estão na animação Viva – A Vida É Uma Festa, uma das primeiras estreias dos cinemas nesta temporada. O filme conta com várias cópias espalhadas por salas do Grande ABC, algumas com apresentação em 3D.

A nova produção dos estúdios Disney/Pixar se desenvolve acompanhando os passos de Miguel. Tudo acontece na véspera do Dia dos Mortos, quando ele vai ao museu de Ernesto de La Cruz, famoso cantor do México já falecido. A magia do desenho se revela quando o protagonista pega emprestado o violão de caveira do ídolo e é transformado em fantasma e transportado para a terra dos mortos. Mesmo do outro lado da vida, ele tem a companhia do cachorro Dante, que vive em busca do seu osso fugitivo.

Na nova realidade, o menino tenta encontrar o famoso músico com esperança de ajudá-lo com a música pela qual tanto é apaixonado. Não é difícil de imaginar que série de confusões passa pelo caminho do personagem e das pessoas (ou melhor, esqueletos) que conhece. Detalhe que Miguel também fica cara a cara com ancestrais de sua família que antes só via por meio de retratos expostos e tem oportunidade de saber o real motivo da aversão da família pelas melodias.

INSPIRAÇÃO - Viva – A Vida É Uma Festa leva para as telonas parte das crenças do povo mexicano de maneira simples, divertida e muito colorida. É interessante perceber que os diretores Lee Unkrich (que também comandou Toy Story 3) e Adrian Molina (estreando no cargo de direção) recriam todo um universo ‘morto’ baseado em elementos e estruturas do mundo dos vivos.

Parte da alegria do filme surge em momentos musicais. Na sessão, é possível sentir a alegria e a energia dos mexicanos, mesmo que seja por meio de um desenho animado.

Dia de Finados mexicano é recheado de festas

O Dia de Finados é celebrado no Brasil em 2 de novembro. A data ganha homenagem de diferentes tipos de acordo com cada crença. No País, as pessoas costumam ir ao cemitérios, levar flores aos túmulos das famílias e rezar pelos entes queridos que já partiram.

Nesse período, muitas pessoas por aqui têm o hábito de acender velas para lembrar aqueles que morreram. Isso porque o item simboliza a eternidade – há quem acredite que a vida continua após a morte.
Além disso, a palavra finados vem do latim finis, que significa limite, fronteira e marco divisório.

Já no México, o feriado conhecido como Dia dos Mortos ocorre nos dias 1º e 2 de novembro. A forma de celebrar a data é resultado de mistura de religião (catolicismo popular) com rituais de povos antigos. Ao contrário do tom de tristeza que ele tem no Brasil, os mexicanos costuma lidar com tudo sem choro ou melancolia. A data é celebrada com grande festa, exatamente a retratada na animação Viva – A Vida É Uma Festa.

Na terra de Miguel, se acredita que nesses dias os integrantes da família que já morreram voltam para visitá-los no mundo dos vivos, por isso o motivo de tanta alegria. É como um reencontro. Por conta disso, são preparadas mesas com muitas flores, comidas que essas pessoas gostavam e suas fotos.

Essa uma das principais comemorações do país da América do Norte. A música também faz parte da comemoração e as cidades ficam enfeitadas. Os mexicanos brincam com a morte e transformam os símbolos tradicionalmente associados a ela, casos de caveiras, fantasmas e cruzes) em motivo de diversão.

A produção é uma das pré-selecionadas para a lista de indicadas de melhor animação na edição deste ano do Oscar;

O novo filme tem certa familiaridade com a animação ‘Festa no Céu’ (2014), da Fox. Ambas produções apresentam enredo inspirado no feriado do Dia dos Mortos, famosa data do México;

No mercado exterior, ‘Viva’ foi lançado junto com o curta ‘Olaf – Em Uma Nova Aventura Congelante de Frozen’, que chegou ao Brasil separado e pode ser visto nos canais Disney e na Netflix.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;