Memória Titulo
A Cidade da Criança já teve prefeitos
Por Ademir Medici
05/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Abrimos a série 2018 de programas no DGABC TV – www.dgabc.com.br – entrevistando um escritor premiado de São Bernardo, Manuel Filho.

Vencedor do Prêmio Jabuti, e autor do livro Histórias dos Bancos da Praça, obra-prima cujo enredo é a Praça Lauro Gomes, Manuel está às voltas com dois novos livros cuja temática é São Bernardo, e ambos sobre a Cidade da Criança: O Menino Que Queria Ser Prefeito e A História da Cidade da Criança.

Os dois livros serão lançados neste ano, quando a Cidade da Criança completa 50 anos – e o autor, igualmente, chega aos 50 anos de idade.

ANGELA, A PREFEITINHA

O primeiro livro está praticamente pronto. Fala dos prefeitos mirins da Cidade da Criança ao longo da sua história – e dos seus antecessores, prefeitos mirins de São Bernardo. Falta localizar alguns dos pequenos alcaides. O segundo livro está em processo de elaboração.

“Foram 17 prefeitinhos da Cidade da Criança. Encontramos 11. Um faleceu. Procuramos outros cinco, entre eles uma prefeitinha”, contabiliza Manuel.

As imagens dos prefeitinhos localizados valem pelo programa: homens feitos, pais e avós, os meninos de ontem apresentam fotos, lembranças e outros documentos das campanhas e das solenidades que participaram na Cidade da Criança em tempos idos.

NO RÁDIO

Em contrapartida às preciosidades que o autor mostra durante o programa, entregamos a ele áudio com propaganda da Cidade da Criança na década de 1970, tempo do prefeito Geraldo Faria Rodrigues, na voz do locutor Ferreira Martins (ex-Band).

Não percam a entrevista pelo DGABC TV – e retornem aos seus tempos de criança na Cidade que divulgou São Bernardo pelo Brasil inteiro. O programa está no ar pelo DOL – o Diário On-Line.

Galeria

Dos prefeitinhos da Cidade da Criança, falta a localização dos seguintes: Élcio Aparecido Vieira (1972), Carlos Eduardo Rodrigues do Nascimento (1976), Marcos Rogério Cardoso Simões (1981), Angela Gomes Novais (1995) e João Paulo Avelar de Resende (1997).

Quem tiver informações, por favor, é só dar um alô. O e-mail do escritor Manuel Filho é manuelfilho@hotmail.com

1968 – José Roberto Domingos Campana

1969 e 1970 – não ocorreram eleições.

1971 – Laerte Pinotti Jr.

1972 – Élcio Aparecido Vieira

1972/73 – Moysés Cheidde Jr

1974 – Reinaldo Gallo

1975 – Antônio Artur de Lima

1976 – Carlos Eduardo Rodrigues do Nascimento

1977 – Marcelo Tadeu Domingues da Silva

1978 – Paulo Pereira de Brito (falecido)

1979 – Alexandre Júlio Fernandes

1980 – Márcio Parpinel

1981 – Marcos Rogério Cardoso Simões

1982 e 1992 – não ocorreram eleições

1993 – Raphael Vigatto Meier

1995 – Angela Gomes Novais

1997 – João Paulo Avelar de Resende

MÚSICA & MEMÓRIA

O grupo musical ‘Samba na Agulha’, de Rio Grande da Serra, apresenta-se hoje, às 21h, no Elements House Bar, à Avenida Francisco Monteiro, 1.057, Centro de Ribeirão Pires.

Oportunidade para rever os músicos que animaram o 14º Congresso de História do Grande ABC, em Rio Grande da Serra: Nias Gonzaga, Marcelinho Oliveira, Luciano, Hélcio, Antonio Carlos, Renato e Eduardo

Diário há 30 anos

Terça-feira, 5 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6641

Manchete – Ulysses Guimarães, presidente da Câmara Federal, promete encerrar a Constituinte em 45 dias

Tragédia – Naufrágio mata nove na Billings: quatro crianças e cinco adultos morreram afogados quando voltavam de acampamento.

Santo André – Embargada a demolição do Cine-Teatro Carlos Gomes.

Primeiro Plano (Tomás Irineo Pereira) – O governador Orestes Quércia pretende introduzir na Capital e Grande São Paulo a experiência cubana dos médicos de família, subvencionados pelo Estado.

Nota – A coluna de Economia do Diário ganhava um novo titular: Tomás Irineo Pereira substituía Otavio de Assis.

Santos do Dia

Eduardo

Emiliana

João Nepomuceno Neumann

Simeão Estilita

Em 5 de janeiro de...

1918 – Estatística da temporada turfista do ano de 1917 traz três proprietários de haras na região: Luiz Martinelli (sete vitórias), Antonio Queiroz dos Santos (três) e major Sebastião Pedroso (cinco).

A guerra. Do noticiário do Estadão: o acordo franco-brasileiro.

1968 – O Centro de Debates de Assuntos Fiscais realiza na Acisa, em Santo André, conferência sobre as modificações havidas na legislação fiscal do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Municípios Brasileiros

Um único município celebra aniversário em 5 de janeiro: Sanclerlândia, em Goiás.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;