Memória Titulo
Por um inventário das fontes do Grande ABC
Ademir Medici
24/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Memória foi a Orlando em setembro pensando na Fonte Luminosa Princesa Isabel, a Redentora, da Praça Lauro Gomes, em São Bernardo. A cada esquina, a cada parque, a cada shopping center, fontes luminosas americanas jorrando... Fotografamos umas 50.

Na volta, num dos encontros preparatórios ao 14º Congresso de História do Grande ABC, encontramos e fotografamos uma fonte muito bonita em pleno funcionamento no Centro de Rio Grande da Serra.

Quando o professor José de Souza Martins falou sobre os 300 anos do início da construção da capela dos beneditinos, no bairro Fundação, em São Caetano, ele descreveu o entorno da capela, com jardins e o chafariz do Pátio de São Bento, atual Praça Ermelino Matarazzo. Um chafariz em São Caetano, quem sabe o primeiro do Grande ABC.

E quais são as fontes e chafarizes em pleno funcionamento hoje em todo o Grande ABC? Senhores da Memória oficial das sete cidades, um inventário sobre esses equipamentos viria em boa hora.

EM SÃO BERNARDO

E fomos passando defronte à Praça Lauro Gomes, lembrando do Largo do Governo, da plantação de chá do Bonilha e do campo de futebol do Palestra. Será que a praça será entregue no dia 20 de dezembro? Dará tempo? Será que a Fonte Princesa Isabel voltará a funcionar?

E tudo se consolidou maravilhosamente: a reinauguração, quarta-feira última, lotou a Praça Lauro Gomes. Ela está esplendorosa. Viveu seus grandes dias.

A Fonte Princesa Isabel funciona – pode ser vista, e fotografada, das 8h às 23h neste período de festas e de férias; e com toda segurança.

Um posto da Guarda Civil Municipal foi instalado na praça.

Uma casa abriga os cinco engraxates oficiais da praça, uniformizados e tudo – antes eles ficavam espremidos numa das calçadas da Rua Tenente Sales.

Há um serviço de wi-fi.

Os banheiros parecem desses sanitários modernos das grandes redes hoteleiras.

Um grande painel conta a história da praça, inclusive com fotos do Rei Roberto Carlos fazendo show neste espaço em 1968 – fotos que levam a assinatura do fotógrafo Dorival de Almeida, no dia confundido com um dos cantores da Jovem Guarda, agarrado pelas fãs, quase puxado do alto do palco em frente ao Grupo Escolar Maria Iracema Munhóz.

DESAFIO VENCIDO

Alguns arquitetos brasileiros, mesmo famosos, costumam dizer que fonte luminosa é como o tobogã: passou o seu tempo, caiu de moda. A revitalização da fonte demonstra o contrário.

Saudamos, pois, a iniciativa do prefeito Orlando Morando, que encarou a revitalização da Praça Lauro Gomes como um dos primeiros desafios do seu governo.

Assim, o dia 20 de dezembro de 2017 já está incluído ao calendário histórico das efemérides deste cantinho da Memória no Diário.

E O CAMPO DO PALESTRA?

O campo vive na lembrança dos esportistas da velha guarda. E em relíquias como a foto guardada por Oswaldo Cartola e enviada à Memória pelo Cyro Cassettari.

A imagem será repassada ao prefeito Orlando Morando. Mostra o infantil-juvenil do Palestra em 1950. Os meninos da Vila de São Bernardo usando as camisas dos profissionais. De tão grandes e folgadas as camisas, dá a impressão de que os distintivos estão despencando do peito dos jogadores.

Reforçamos mais um pedido ao prefeito Morando – e o senhor nos desculpe pela petulância. Prefeito, vamos informar às novas gerações que a Praça Lauro Gomes já foi a praça de esportes do Palestra Itália de São Bernardo.

A travessa entre as duas marechais poderia ter o nome do clube. A velha guarda esportiva compareceria em peso à solenidade de denominação. E se por acaso o prefeito tiver outra ideia de denominação, não tem problema: basta colocar uma pequena placa junto à fonte e escrever o que o Cyro Cassettari nos ditou: “Aqui foi o campo de futebol do Palestra”.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 24 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6633

Manchete – País formaliza acordo com credores; montadoras fecham ano no vermelho

São Bernardo – A cidade ganha duas novas salas de cinema: Cines Center ABC 1 e 2 no ABC Shopping Center.

Memória – Mulheres de Diadema. João Colovatti fotografa a professora Sylvia Ramos Esquivel.

Em 24 de dezembro de...

1917 – A jovem Anita Malfatti, artista plástica, expõe sua obra em salão do Centro de São Paulo; entre os visitantes, o também jovem professor Sebastião Faria de Queiroz, que depois viria lecionar

em São Bernardo e em Ribeirão Pires, onde está sepultado.

1948 – Criados os Distritos de Paz de Diadema e Riacho Grande, em São Bernardo.

Santos do Dia

Adélia

Delfim

Irmina, considerada irmã de Adélia

Tarsila

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários na véspera do Natal:

Em São Paulo, Cabrália Paulista e Rifaina

No Espírito Santo, Alfredo Chaves e Piúma

No Pará, Cametá

Em Sergipe, Nossa Senhora Aparecida

Em Pernambuco, Sanharó

Em Alagoas, São José da Tapera

Fonte: IBGE

Hoje

Dia do Órfão

Vigília do Natal do Senhor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;