Cena Política Titulo
Segue a polêmica dos carros na Câmara
Por Raphael Rocha
22/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Os novos carros oficiais da Câmara de São Bernardo ainda geram polêmica. Muitos vereadores têm reclamado dos Chery QQs que ficarão à disposição dos parlamentares a partir do ano que vem, após o presidente da Casa, Pery Cartola (PSDB), homologar o contrato. Uns questionaram o tamanho do veículo, outros se o automóvel é capaz de aguentar o ritmo de trabalho. Mas uma crítica recorrente é com relação à nacionalidade dos carros: chinesa. São Bernardo conta com grandes montadoras, como Volkswagen, Ford, Toyota e Mercedes-Benz. A escolha pelos veículos chineses da Chery, dizem vereadores mais críticos, segue na contramão do estímulo à geração de empregos no município. “Por que não foi feita uma discussão com a Volks, por exemplo? Temos os Gols atualmente. Além de ser uma empresa de São Bernardo, mostraria que os vereadores defendem a expansão dos empregos na cidade. Como vamos ajudar com carros da China?”, indagou um dos parlamentares.

BASTIDORES

Carros e números
Do outro lado, há vereador que rebate as críticas, principalmente ao analisar os números e principalmente o modelo adotado de contratação, pregão, o que estimula o menor preço, mas impossibilita a definição prévia dos carros. Atualmente, a Câmara de São Bernardo paga R$ 3.000 por carro por mês – são 28 gabinetes, mais alguns veículos para o setor administrativo. Os Chery QQs vão demandar R$ 1.000 por mês, cada automóvel. Além disso, serão equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, vidro elétrico e GPS. Na última semana, inclusive, o presidente da Câmara, Pery Cartola (PSDB), levou os vereadores mais altos a testar o veículo, considerado de pequeno porte. Na hora, não houve reclamações, segundo alguns assessores. Foram 30 carros locados, mas alguns vereadores anunciaram que devolverão os automóveis, o que tende a diminuir o total para 27.

Azul tucano
Durante a cerimônia de entrega da sobra do duodécimo da Câmara de São Caetano para a Prefeitura, o presidente da Casa, Pio Mielo (PMDB), escolheu uma gravata azul para posar ao lado do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). A peça não passou despercebida pelo chefe do Executivo, que parabenizou o peemedebista pela gravata “azul tucana” de Pio.

Conversa com o bispo
O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), visitou ontem o bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini, para levar a sanção de projetos de lei que instituem eventos de tradição católica. “Vivemos em um Estado laico em que as ações de paz devem ser valorizadas. Por isso vamos garantir espaço e condições de segurança para a atividade em Ribeirão Pires”, disse o socialista. O calendário oficial de festejos do município passa a contar com Festa de Corpus Christi e o Rebanhão de Carnaval.

Outdoor
O vereador Rafael Demarchi (PRB), de São Bernardo, denunciou que um outdoor dele, com desejos de bom Natal e bom Ano-Novo à população, foi rasgado. A peça estava na Avenida Maria Servidei Demarchi, no bairro Demarchi. “Infelizmente existem políticos nessa cidade que, independentemente da idade, fazem a velha política da maldade. Em vez de se preocuparem em fazer um bom trabalho, pagam pessoas para prejudicar os demais.”

Reforma aprovada
Os vereadores de Diadema aprovaram na quarta-feira a reforma administrativa proposta pelo presidente da Casa, Marcos Michels (PSB). Haverá redução no número de assessores em comissão, mas o custeio da máquina ficará praticamente o mesmo, uma vez que os salários dos cargos eliminados serão parcialmente redistribuídos às vagas remanescentes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;