Política Titulo Convênio
Uninove pode ser credenciada em S.Bernardo apenas em 2018

MEC analisa ainda pedido de inclusão da instituição no programa Mais Médicos

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
01/05/2017 | 07:17
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O MEC (Ministério da Educação) apontou que o processo de credenciamento da Uninove (Universidade Nove de Julho) para ministrar curso de Medicina em São Bernardo ainda encontra-se em análise e pode ser concluído somente em 2018. De acordo com a lei nº 12.871/13, que institui o programa Mais Médicos, o prazo para a instituição iniciar os procedimentos de seleção dos estudantes e estipular o começo das aulas é de até 18 meses.

A Prefeitura, chefiada por Orlando Morando (PSDB), avalizou, em março, acordo com a faculdade que garante o uso da rede de Saúde do município para as atividades de estágio dos estudantes. A expectativa era a de que fosse possível o início das aulas já a partir do segundo semestre quase dois anos após a escolha da Uninove como responsável pela oferta. Ao todo serão oferecidas 100 vagas no convênio que estabelece contrapartida financeira de R$ 20 milhões por parte da instituição privada em seis anos ao Paço. A aprovação da Uninove no chamamento público ocorreu em março e a entidade ministrará as atividades na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, nº 90, no bairro Planalto.

Recentemente, o Paço de São Bernardo oficializou a rescisão unilateral da parceria firmada com a FAM (Faculdade das Américas), assinado em 2014, ainda no governo do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), para que alunos do curso de Medicina da instituição tivessem acesso à rede de Saúde do município para realizar estágio.

A alegação do Executivo é de que a FAM não estava devidamente credenciada no MEC para operar na cidade. O Executivo utilizou decreto de janeiro – que trata de revisão das contratações – como base para cortar o vínculo, considerado irregular. O processo administrativo aberto no início de abril pela Prefeitura, rubricado pelo secretário municipal de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, indica lapso na permissão dada pelo Ministério à faculdade.

Conforme a portaria 399, de 22 de julho de 2014, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, “autoriza exclusivamente” a Faculdade das Américas (cuja razão social é Sociedade Educacional das Américas S/A) a ministrar o curso de Medicina na Rua Augusta, números 1.520 e 1.508, na Consolação, em São Paulo.

Questionado sobre a situação da FAM em São Bernardo, o MEC sustentou que a próxima avaliação do curso será realizada na ocasião do processo de reconhecimento do ensino no período, com nova visita de levantamento in loco, que verificará suas condições de funcionamento e recomendará ou não seu reconhecimento.

Segundo o Ministério, a visita verificará se as condições de oferta previstas no ato de autorização do curso foram confirmadas, incluindo eventuais ajustes que a instituição realize no programa educacional. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;