Economia Titulo
Financiamento anima vendas de motos
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
21/05/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Os primeiros modelos 2008 de motocicletas só começam a chegar às lojas em junho. Mesmo assim, as vendas continuam aquecidas no Grande ABC, motivadas pelas boas condições de financiamento. De acordo com o gerente da concessionária ABC Motos, em Santo André, Eliel Oliveira, o incremento neste ano já chega a 200% na comparação com as vendas no mesmo período de 2006.

A loja, revendedora da marca Sundown, já está preparada para receber as novas motos e faz promoção para reduzir os estoques dos modelos 2007. “Oferecemos um bônus de 10%, em média, sobre o valor da moto modelo 2007”, afirma. Quando as novas máquinas chegarem, Oliveira acredita que as vendas subirão mais 30%.

Segundo o gerente, o incremento nas vendas de modo geral é justificado pela mudança de hábito do brasileiro, que passou a ver a motocicleta como uma forma de escapar do trânsito e economizar combustível. “O mercado não é mais de motoboy. Hoje, por exemplo, 40% de nossos clientes são mulheres. Elas procuram muito as scooters.”

Outro estímulo é a facilidade de financiar. Para o gerente de vendas da Viamar Yamaha, em São Bernardo, Junior Teodoro, a redução das taxas de financiamento é o que alavanca o mercado. “Hoje, a prestação está mais barata que no ano passado. Trabalhamos com 48 meses, mas tem tabela no mercado até 60 dias para motos acima de 600 cc”, comenta Teodoro.

Segundo o gerente, a média de vendas da Viamar no Grande ABC, onde o grupo possui duas concessionárias Yamaha, é de 250 unidades por mês. Em São Paulo, a média é de 300 unidades. Os modelos 2008 da marca só deverão entrar no mercado no segundo semestre.

Até a primeira quinzena de maio, o grupo Viamar cresceu 25% e, de acordo com Teodoro, a previsão é abrir três novas unidades até o fim do ano.

O financiamento também é destacado pela revendedora Honda Monte Leone (São Caetano), que chega a efetuar a venda em até 42 parcelas. No entanto, para o diretor da loja, Mauro José, o único problema do financiamento é a oscilação das financeiras de acordo com os níveis de inadimplência.

“Atualmente, as aprovações de fichas para financiamento está mais difícil para compradores com idade entre 18 e 22 anos, a faixa que mais compra”, observa. Mesmo assim, Mauro José acredita que as vendas na loja crescerão dentro da previsão da Honda, de 11% por mês. Segundo o diretor, ainda não há informações de quando a Honda entregará os modelos 2008.

Frio - O gerente de vendas da revendedora Kasinski Commoto (São Bernardo), Patrick Martin, alerta para o fato de que as concessionárias trabalham com margem de lucro baixa, ou seja, precisam de volume em vendas. O que pode diminuir com a chegada do frio, que inibe os consumidores de motos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;