Memória Titulo
Canetas históricas de uma Mauá sexagenária
Por Ademir Medici
10/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Um pedido ao prefeito Donisete Braga, de Mauá: o senhor tem uma caneta-tinteiro? Poderia doar ao Moacyr Ferrari? Assim essa coleção ficaria completa. Prefeito Átila Jacomussi, por favor, reserve também a caneta-tinteiro com a qual o senhor assinará a sua posse, em janeiro. A Memória agradece...

Estamos nesta semana dupla anual de Diadema e Mauá. Já apresentamos dois dos nossos colaboradores, Sr. Agermo de Diadema e professor Guerino, de Mauá. Hoje, pela ordem de idade, o nosso entrevistado é Moacyr Antonio Ferrari, de Mauá. Amanhã completamos o quarteto com o professor João Paulo, de Diadema.

Ele tem mais objetos e documentos que o museu

Talvez seja exagero afirmar que o administrador Moacyr Antonio Ferrari guarda em seu ecomuseu mais material que o Museu Barão de Mauá. Ocorre que o seu acervo é formidável e vivo, graças à memória privilegiada deste moço que desde a adolescência se preocupa em preservar documentos e objetos ligados a Mauá, ao Grande ABC e a conhecimentos gerais.

Um exemplo: entre 1954 e 1955, quando Mauá consolidou a sua emancipação, separando-se de Santo André, Moacyr observou muitos documentos públicos serem descartados. Guardou o que pôde, e a partir de um contato com o primeiro prefeito, Enio Brancalion, amigo do seu pai, passou a guardar as canetas-tinteiros de todos os prefeitos.

Gravo nas canetas o nome e a época em que cada um foi prefeito”, narra Moacyr. A última caneta lhe foi doada pelo prefeito Oswaldo Dias.

Oswaldo, eu guardo as canetas-tinteiro de todos os prefeitos. Você me dá uma?

Mas, Moacyr, eu só uso esferográficas...

Oswaldo Dias acabou comprando uma caneta-tinteiro e a deu de presente a Moacyr.

Já conhecíamos o acervo do amigo Moacyr. Retornamos a ele e nos surpreendemos. O volume aumentou. Documentamos alguns. Mas esta ‘Semana Mauá’ será pouca para mostrar tanta coisa interessante e importante, a começar pela bola de capotão autografada por todos os jogadores do Clube Atlético Ipiranga e presenteada ao seu capitão, Elio Bernardi, primeiro vice-prefeito de Mauá, seu segundo prefeito e deputado.

Já temos mais ou menos acertado que ao longo de 2017 focalizaremos muito mais do acervo de Moacyr, inclusive o original do diploma do prefeito Brancalion – claro, uma raridade.

Moacyr Antonio Ferrari

Nascimento: Mauá, 22 de agosto de 1944

Pais: Victorio Ferrari e Antonieta Constante Ferrari

Mulher: Sonia Regina Rossi Ferrari

Filhos: Fábio e Vanessa

Neta: Giovana

Amanhã em Memória

Raízes em Diadema, mas presença regional


 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 10 de dezembro de 1986 – ano 20, edição 6312

Manchete – Governo já admite realinhar salários aos preços


 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 10 de dezembro:

No Ceará, Alcântaras.

No Mato Grosso, Alto Garças, Juscimeira, Rondonópolis e Torixoréu.

No Amazonas, Alvarães, Anamã, Beruri, Iranduba, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Tonantins e Uarini.

Na Paraíba, Areial e Pocinhos.

No Paraná, Colorado, Coronel Domingos Soares, Fernandes Pinheiro, Itaperuçu e Londrina.

Em Goiás, Cumari.

Na Bahia, Itagi.

No Mato Grosso do Sul, Itaporã.


 

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, 'Momento Jovem Guarda', das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. O único programa de rádio que focaliza, exclusivamente, instituições de caráter social e filantrópico. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Retrospectiva sobre o radialista Vicente Leporace, o homem do trabuco, como conta o jornalista Milton Parron, responsável pelo Cedom (Centro de Documentação e Memória) da Band:

Hoje é muito fácil, cômodo, sem riscos, tecer comentários, fazer críticas e acusações contra elementos e órgãos de governo. Meio século atrás só os corajosos se aventuravam a essas temeridades porque o Brasil estava no auge da ditadura militar e as proibições impostas aos órgãos de comunicações eram tantas que esbarravam no ridículo.

Naquele contexto destacou-se Vicente Leporace. Ele não poupava críticas apimentadas e inteligentes a tudo e a todos indistintamente, sempre embasadas na verdade e no bom-senso. Na Rádio Bandeirantes, ele apresentava um programa chamado O Trabuco, de audiência imbatível e temido especialmente por políticos de conduta irregular.

Leporace respondeu a muitos processos, a maioria originária dos órgãos de Segurança.

Nesta audição, serão mostrados trechos de vários de seus programas, incluindo os censurados que lhe renderam grande dor de cabeça, entrevistas dadas por ele, sua morte em abril de 1978 e a enorme repercussão que causou e as homenagens que lhe foram tributadas, incluindo o Cantinho de Saudade, com Fiori Gigliotti.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.


 

Santos do Dia

Nossa Senhora de Loreto. Padroeira dos Aviadores. O título tem como referencial a casa de Nazaré, onde viveu a Santíssima Virgem. Os escritos católicos informam: por um misterioso prodígio esta casa atravessou oceanos até fixar-se na Itália, em um bosque de loureiros, próximo à vila de Recanati. E daí para um bosque de loureiros em Loreto, em 10-12-1294.

Gemelo

Gregório III

Melquíades. Foi papa. Faleceu em Roma, no ano 314.

Em 10 de dezembro de...

1916, um domingo – São Bernardo realiza a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição. No anúncio da festa, escreve o jornal O Estado de S.Paulo: ‘A festa deve revestir-se de grande pompa’.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a solução da crise na Inglaterra; os liberais apoiam o novo governo.

1941 – Ademar Bertoldo nasce em Ribeirão Pires: “Quarenta e cinco anos mandando notícia para o rádio e jornal”.

1951 – Fundada a Sociedade Esportiva Vila Alice, de Santo André.

Hoje

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Dia do Palhaço

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Dois destaques: Glória de Lourdes canta Quem Para o Tempo, e Tony Carreiras, Boas Marés.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;