Esportes Titulo
Santo André vai no embalo do Paulistão a Fortaleza
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
08/05/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


Do elenco vice-campeão paulista, quatro titulares saíram - Carlinhos, Bruno César, Nunes e Rodriguinho. A essência da equipe, no entanto, foi mantida, e é nesse é embalo da campanha realizada no Estadual que o Santo André inicia hoje, às 16h10, o Campeonato Brasileiro da Série B, em Fortaleza, no Ceará, no Estádio Castelão, contra o recém-promovido Icasa.

O estreante Andrezinho, que chegou do Botafogo de Ribeirão Preto para substituir Carlinhos, disse que o Ramalhão tem de aproveitar o bom momento que vive. "O time vem embalado e uma arrancada nesse início será importante", destacou o lateral-esquerdo.

Para Cicinho, no entanto, não é porque a equipe foi vice paulista que pode entrar mais "relaxada" no Brasileirão. "Vai ser um campeonato complicado. A gente não pode abusar da confiança por causa do Paulistão. É começar do zero em busca do acesso", explicou o lateral-direito.

Da equipe que terminou o Paulistão, Júlio César, Cicinho, Cesinha, Toninho, Alê e Gil estão confirmados no confronto diante dos cearenses. O meia Branquinho, por sua vez, recupera-se de virose e é dúvida. Caso não jogue, Pio será o substituto. Já o responsável pela armação das jogadas será o jovem Richard, enquanto Renato Dias e Rodrigão formarão a dupla de ataque.

Para o experiente jogador de 31 anos, o mais velho entre os atletas de linha (o único que o supera é o goleiro Júlio César, 32), essa é a hora de aqueles que têm mais bagagem em competições como essa chamarem a responsabilidade. "Lógico que temos de contar com a ajuda de todos, mas temos que usar da nossa experiência, deixar os que estão chegando e os ‘meninos' mais tranquilos para desempenhar o melhor futebol", explicou Rodrigão.

 
Ramalhão admite desconhecer Icasa

Para os jogadores do Santo André, o adversário de hoje na estreia da Série B do Brasileiro é desconhecido. O Icasa, clube da cidade de Juazeiro do Norte, foi refundado em 2002 - após o projeto inicial de 1963 ter falido -, conquistou o título do Campeonato Cearense da Segunda Divisão neste início de temporada e ficou entre os quatro primeiros colocados da Série C nacional de 2009, tendo o direito do acesso. Para não serem surpreendidos, os atletas trabalharam forte nos três dias que antecederam a partida, em busca da melhor preparação.

"Não acompanhamos o campeonato deles, então desconheço, mas nossa comissão técnica vai nos informar para não chegarmos vendados", comentou o atacante Rodrigão. "Eu não conheço. Não sei nada sobre o time deles, mas com certeza nosso treinador os estudou e já passou algumas informações. Eles jogam com três zagueiros", emendou o meia Pio.

Além da pouca informação sobre o rival, outro problema do Santo André será a falta de entrosamento após a perda de quatro titulares negociados. "Vamos sentir um pouco essa parte, mas com a ajuda de todos vamos superar isso, porque os que chegaram também têm qualidade. E a vontade de ser titular ficará acima de qualquer coisa", disse Rodrigão.

Inicialmente, a partida estava marcada para Juazeiro do Norte, mas em razão do veto do Ministério Público ao Estádio Romeirão, foi transferida à capital cearense, motivo de comemoração aos andreenses. "Foi bom, porque chegaríamos desgastados. Enfrentar oito horas de ônibus depois de voar até Fortaleza, com jogo marcado para terça-feira (contra o Brasiliense), foi a melhor coisa que nos aconteceu nesse início de campeonato", comentou Rodrigão.

Aliás, sobre o jogo citado pelo atacante, contra o Brasiliense, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou ontem que em razão do veto ao Bruno Daniel (falta do laudo do Crea - Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura) a partida será realizada no Palestra Itália.


Sto.André confirma empréstimo do atacante Nunes ao Vasco

O Santo André acertou ontem o empréstimo do atacante Nunes ao Vasco. Após manifestar o desejo de deixar o Ramalhão depois da decisão do Paulistão (independente do resultado), o jogador viajou ontem ao Rio de Janeiro para realizar os exames médicos e acertar os últimos detalhes. Ele ficará no clube carioca até o fim do Campeonato Brasileiro.

"Fechamos negócio hoje (ontem). Ele será emprestado até dezembro, e o Vasco terá opção e preferência na compra ao final do empréstimo", comentou o vice-presidente da Gestão Empresarial do Santo André, Romualdo Magro Júnior.

Segundo a imprensa fluminense, outros dois jogadores andreenses estariam na mira do Vasco: o zagueiro Cesinha e o meia Branquinho. O dirigente, no entanto, desmente as informações. "É só especulação, não tem nada de concreto ou oficial sobre esses dois jogadores", explicou.

Outro que tem o nome envolto em transferência é o lateral-esquerdo Carlinhos, que esteve próximo de Palmeiras ou Fluminense, mas ainda depende de problemas jurídicos para definir o futuro. "Por enquanto, ele ainda não acertou com ninguém", disse Romualdo.

Dessa forma, o Ramalhão deve mesmo disputar a Série B do Brasileiro com o atual elenco. Os assédios sobre Gil, Alê, Cicinho e Rômulo também esfriaram enquanto, por outro lado, o time se reforçou com cinco jogadores (Marcelo, Andrezinho, Altair, Borebi e Rychely). O Santo André, assim, mantém e fortalece a base vice-campeã paulista para iniciar a caminhada rumo ao acesso à elite nacional. "Por enquanto as contratações ficarão nisso. Só vamos fazer outras se houver perdas", afirmou o vice-presidente andreense.

"Não temos de reformular o elenco, porque a fórmula já está aí. Só estamos nos reforçando para estar novamente na Série A, porque esse é o meu propósito e minha proposta", concluiu o presidente da Gestão, Ronan Maria Pinto.

TELÃO
Aos torcedores que quiserem acompanhar ao jogo entre Icasa x Santo André, haverá telão disponível na sede da Fúria Andreense (Rua Erato 470, Vila América). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;