Internacional Titulo
Powell pede o fim da violência palestina
Por Da AFP
04/05/2003 | 13:47
Compartilhar notícia


O secretário de Estado americano, Colin Powell, pediu neste domingo aos palestinos que acabem com a violência contra os israelenses, para que a região do Oriente Médio possa entrar no caminho da última iniciativa de paz internacional. "Neste momento, o mais importante que os palestinos devem fazer é o que o primeiro-ministro (Mahmud Abbas) Abu Mazen disse durante sua posse. Devem controlar a violência", disse Powell ao canal de televisão NBC.

"Não podemos avançar com o 'mapa da paz' (...) com a presença contínua da violência e do terrorismo", afirmou. O 'mapa da paz' proposto pelo Quarteto (Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU) estabelece uma série de passos até a paz, que culminariam com a criação de um Estado Palestino en 2005.

Powell também disse que a atividade dos assentamentos israelenses nos territórios palestinos "deve chegar ao fim". "As duas partes deverão chegar a acordos sobre os assentamentos existentes; que acabem, que fiquem, como se deve lidar com aqueles que talvez tenham que ficar", disse.

"Alguns desejam que todos os assentamentos acabem, que todos os israelenses saiam do novo Estado Palestino. Porém, estas decisões estão sujeitas a intensas negociações enquanto avançarmos", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;