Internacional Titulo Compulsório
Coreia do Norte
condena americano

Condenação do guia turístico Kenneth Bae ocorre por
conta de 'atos hostis' não especificados contra o país

Por
02/05/2013 | 00:12
Compartilhar notícia


A Coreia do Norte disse que um cidadão norte-americano detido no país desde o final do ano passado foi condenado a 15 anos de "trabalho compulsório" por "atos hostis" não especificados contra o país.

 

Kenneth Bae, um guia turístico do estado de Washington, foi julgado nesta terça-feira na instância mais alta da justiça da Coreia do Norte, afirmou a Korean Central News Agency (KCNA, a agência estatal de notícias) nesta quinta-feira (horário local).

 

"O Supremo Tribunal Federal o condenou a 15 anos de trabalho compulsório por este crime", disse a KCNA.

 

A Coreia do Norte não forneceu detalhes sobre o suposto crime cometido por Bae, mas ativistas em Seul dizem que ele estava interessado em chamar atenção para questões humanitárias e pode ter sido detido pela posse de imagens de crianças norte-coreanas desabrigadas.

 

Bae entrou em Rason, uma zona econômica especial norte-coreana na fronteira com a China e a Rússia, em novembro do ano passado com um grupo de turistas e foi detido logo em seguida.

 

Nos últimos anos, ex-presidentes norte-americanos viajaram para a Coreia do Norte para garantir a libertação dos cidadãos dos EUA detidos em território norte-coreano. A imprensa sul-coreana informou na quinta-feira que o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter estava tentando fazer uma visita à Coreia do Norte, o que pode fazer parte de um movimento para trazer Bae de volta para os EUA.

 

Carter garantiu a liberação de Aijalom Mali Gomes em 2010, depois que o cidadão dos EUA foi considerado culpado de supostos crimes semelhantes. O escritório de Carter não estava imediatamente disponível para comentar sobre os relatos da mídia. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;