Internacional Titulo
Militares israelenses se recusam a ocupar territórios
Do Diário OnLine
Com AFP
22/12/2003 | 08:33
Compartilhar notícia


Um grupo de 13 militares israelenses divulgou um documento em que se recusam a continuar servindo nos territórios palestinos. Na carta enviada ao primeiro-ministro Ariel Sharon, os militares explicam que não participarão mais da "opressão" dos palestinos e não servirão mais de "escudo" para as colônias judaicas nos territórios ocupados.

"Não corromperemos nunca mais nossa humanidade cumprindo missões de um exército de ocupação. Antes, combatíamos por uma causa justa, mas ultrapassamos o limite da opressão de outro povo", afirma o texto dos oficiais. "Não ultrapassaremos mais este limite", acrescenta.

A carta é assinada por 13 oficiais, incluindo um coronel e dois capitães da unidade especial de comandos do Estado-Maior, a Sayeret Matcal.

O vice-ministro da Defesa de Israel, Zeev Boim, disse que os soldados israelenses que não querem servir nos territórios palestinos ocupados na Cisjordânia e na Faixa de Gaza devem ser levados à Corte Marcial. “Esses soldados devem ser despojados de seus uniformes e julgados por desobediência e rebelião. Pouco importa a unidade a que servem", afirmou.

Para Boim, os argumentos são inaceitáveis e têm origem na campanha realizada pela esquerda de Israel. "Essas pessoas de esquerda que pretendem encarnar os valores democráticos são as primeiras a violar a democracia, usando o prestígio de uma unidade especial do exército. A discussão política é legítima em Israel, mas o exército não deve ser envolvido no debate", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;