Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 17 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Banco da família de ex-sócio financia ônibus da Suzantur

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Dono da Caruana Financeira, José Garcia Netto
já representou operadora do transporte de Mauá


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

27/04/2016 | 07:00


Operadora exclusiva do transporte público de Mauá e criticada pelos usuários, a Suzantur teve parte de sua frota financiada pela Caruana Financeira, banco pertencente à família dos ex-proprietários da concessionária.

A Caruana Financeira tem como presidente José Garcia Netto, o Netinho. Ele é irmão de Ângelo Roque Garcia, proprietário da Suzantur até 2011, e respondeu pela empresa até 2013, quando a companhia passou a gerenciar emergencialmente algumas linhas do transporte coletivo por decisão do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT).

Poucos meses depois de assumir a administração mauaense, em janeiro de 2013, Donisete descredenciou as duas companhias que prestavam o serviço na cidade – a Leblon e a Viação Cidade de Mauá – sob alegação que ambas invadiram o sistema municipal de bilhetagem eletrônica. Emergencialmente o petista contratou a Suzantur, de Suzano, firma que sequer trabalhava com ônibus urbanos (foco era no transporte turístico).

Para poder operar em Mauá, a Suzantur adquiriu frota urbana e parte dos coletivos foi adquirida por meio de financiamento feito pela Caruana Financeira. A transação foi sacramentada quando Ângelo Roque Garcia já não estava mais à frente da empresa. Porém, aconteceu no mesmo período em que Netinho foi conduzido à presidência da Caruana. Até ser eleito para comandar a instituição financeira, Netinho se apresentava como representante da Suzantur.

Netinho é um dos empresários que têm fácil acesso a Donisete, assim como Beto Peralta, dono da Peralta Ambiental e da Paulista Obras e Pavimentação – essa última presta serviços à administração petista, recebe quase em dia, mesmo com atraso no andamento da obra contratada. Netinho aparece como sócio de 11 empresas na Junta Comercial de São Paulo (veja quadro acima), entre elas a Caruana, que, em 2015 registrou lucro líquido de R$ 5,9 milhões, conforme dados do Banco Central.

Em 2014, Donisete decidiu abrir nova licitação do transporte coletivo. Apesar de questionamentos judiciais da Leblon e da Viação Cidade de Mauá, argumentando que o encerramento do antigo contrato não tinha base legal, o governo petista levou adiante o edital. Em vez de dividir por lotes, a gestão do PT optou por unificar as linhas em um único contrato. A Suzantur foi declarada vencedora em agosto daquele ano, com proposta de R$ 6,2 milhões. Hoje opera o sistema, apesar de críticas contínuas de usuários sobre a qualidade dos coletivos e atrasos nas viagens.

A equipe do Diário não localizou Netinho para comentar o assunto. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;