Setecidades Titulo Herbert Richers
Ribeirão Pires pretende tombar famoso casarão de Herbert Richers
Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
25/04/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O casarão Herbert Richers, uma das construções históricas de Ribeirão Pires, está prestes a ser tombado pela Prefeitura. Após ficar abandonado e correr risco de demolição no ano passado, o imóvel deve ser transformado em uma creche após a conclusão do processo, segundo informa a administração ao Diário.

Para dar início à documentação, o único impasse é uma reunião com a Lojas Cem, atual proprietária do casarão, que deve ser marcada para as próximas semanas. Após o parecer do proprietário, a Prefeitura afirmou que, com o tombamento, será necessário dar uso público para o local, no caso, uma creche.

O estudo do imóvel já é feito há um ano pelo Conselho de Patrimônio de Ribeirão Pires. Conforme o presidente Maurício Tintori Siqueira, o governo municipal já sinalizou um parecer favorável, porém, ainda não tomou decisão definitiva. “Estamos aguardando ansiosamente a decisão do Executivo”, afirmou.

Há três anos, a casa era local de consumo de drogas e de constantes reclamações dos vizinhos. Em abril do ano passado, a administração tombou provisoriamente e a Lojas Cem reformou o imóvel. A atual proprietária chegou a cogitar demolição do casarão para uma compensação ambiental imposta pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), mas a ação não foi concretizada.

O Diário foi até o local no último mês e verificou que a casa segue trancada, mas sem nenhum vigia.

Segundo moradora vizinha, a aposentada Frederica Petralanda, 68 anos, o espaço não dá mais problemas, mas está abandonado. “Dá uma pena ver esse casarão de uma família tão importante para Ribeirão Pires desse jeito. Já tivemos muitos problemas aqui, mas atualmente a casa está fechada e uma pessoa vem vigiar. Aqui deveria ser um centro cultural para que todos conhecessem a história de parte da cidade.”

HISTÓRIA – A construção, atualmente escondida pela fachada da Lojas Cem, na Rua João Domingues de Oliveira, é datada da década de 1950. Ela foi construída pelo promotor de cinema Herbert Richers, que morreu em 2009, aos 88 anos.

“Ela pertenceu a várias gerações da família Richers, mas atualmente os descendentes moram no Rio de Janeiro. O local já foi usado para gravar alguns filmes do produtor nos anos 1950 e 1960, inclusive com atuações do humorista Golias e do Jô Soares”, explicou Siqueira.

O historiador afirma que o tombamento é importante não só para o patrimônio histórico e cultural de Ribeirão Pires, mas de todo o cinema nacional. “Ele foi muito importante para essa arte. Além dos filmes que produziu, foi o pioneiro da dublagem no País, chegando até a manter contato com o Walt Disney durante o tempo em que morou nos Estados Unidos. Ou seja, é algo que ultrapassa fronteiras”, afirmou.

Com o tombamento, seriam necessárias restauração completa no local e também adaptações para abrigar a creche planejada pela administração. “Ela se descaracterizou um pouco, principalmente nos últimos dez anos. Porém, após o tombamento acreditamos que isso não vai ser problema”, disse Tintori.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;