Esportes Titulo Não deu
S.Bernardo cai em pé para o Palmeiras

Equipe do Grande ABC enfrenta clube da
Capital de igual para igual, mas acaba eliminada

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
19/04/2016 | 07:16
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O São Bernardo está eliminado do Paulista. O Tigre enfrentou o Palmeiras ontem, no Allianz Parque, jogou de igual para igual e acabou perdendo por 2 a 0, mas caiu em pé. A equipe do Grande ABC, que fez história ao se classificar pela primeira vez às quartas de final do Estadual, agora vive a expectativa de saber se o São Bento abrirá mão da vaga na Série D do Brasileiro para disputá-la no segundo semestre. Já o Verdão salvou pelo menos por mais uma semana suas atividades e pega o Santos, na Vila, pela semifinal – a outra decisão será entre Corinthians e Audax, sendo que data e horário serão definidos hoje.

Cuca levou a campo o que tinha de melhor – ao menos na questão física. Assim, optou por Allione ao invés de Dudu, com Gabriel Jesus e Alecsandro à frente. Já o técnico Sérgio Soares fez duas mudanças no time habitual. Magal sentiu desconforto que o tirou do jogo. Assim, Eduardo foi deslocado para a esquerda e Lucas Newiton entrou na lateral direita. Já na vaga do suspenso Jean Carlos entrou Fellipe Mateus.

O Palmeiras começou pressionando e com menos de um minuto Gabriel Jesus cabeceou a primeira oportunidade nas mãos de Daniel. Aos poucos, no entanto, utilizando o toque de bola, girando as jogadas e buscando espaços, o São Bernardo entrou no jogo e passou a ser mais perigoso. Aos 18, após lançamento de Cañete, Henan parou em Fernando Prass. Pouco depois, o argentino arriscou e o camisa 1 do Verdão apareceu bem novamente, salvando também chance de Lucas Newiton em grande lance de Walterson.

Mas quase como castigo para a equipe do Grande ABC, em falta desnecessária de Lucas Newiton próxima da área, Egídio cobrou na medida para Alecsandro desviar de cabeça e mandar no canto de Daniel:1 a 0.
Aliás, não fosse o arqueiro aurinegro o time poderia ter ido para o intervalo com prejuízo ainda pior, já que ele espalmou falta cobrada por Robinho.

Na segunda etapa, por conta da desvantagem no placar, esperava-se muito mais do Tigre, que demorou a engrenar. O técnico Sérgio Soares até tentou colocar o time mais à frente com Tatá e Kanu, mas a defesa alviverde estava bem postada.

Cañete, aos dez, parou em Prass. Já aos 28, Tatá arriscou de longe e obrigou o goleiro palmeirense a grande intervenção.

O plano do Palmeiras era um só: esperar o São Bernardo e sair ao ataque para contragolpear em velocidade. E foi o que aconteceu aos 40. Após erro no ataque são-bernardense, Roger Guedes recebeu na direita e cruzou rasteiro para Gabriel Jesus empurrar às redes e sacramentar a classificação alviverde.

Tigre pode voltar a campo somente na temporada 2017

O jogo de ontem pode ter sido o último do São Bernardo em 2016. Isso porque o presidente Luiz Fernando Teixeira admitiu que a equipe não participará da Copa Paulista e ficará no aguardo da definição se o São Bento disputará ou não a Série D para, portanto, definir se participa da competição nacional ou só retoma as atividades no fim do ano pensando na temporada 2017.

A partida pode ainda ter encerrado o ciclo de alguns atletas que estavam com o vínculo perto do fim, casos dos zagueiros Luciano Castán e João Francisco. “Caímos de pé. Muitos nos criticaram no começo do campeonato, mas isso só nos motivou. Muitos não acreditavam na gente, mas o time cresceu muito com a chegada do professor Sérgio e chegamos longe, onde ninguém acreditava”, afirmou Castán.

“A gente tem de elogiar o Palmeiras, grande time, grande estrutura. Viemos com postura ofensiva, perdemos muitos gols no primeiro tempo e pagamos o preço, mas fizemos história. Levamos o São Bernardo pela primeira vez às quartas de final e saímos de cabeça erguida”, destacou João Francisco.

SÉRGIO SOARES
O treinador se despediu do clube ontem e segue hoje para Fortaleza, onde inicia o trabalho no Ceará. E, segundo ele, um retorno ao Tigre é possível. “As portas ficaram abertas. É lugar onde me sinto bem.”

Cuca elogia time da região e já prevê dificuldade contra o Santos

O Palmeiras se classificou à semifinal do Campeonato Paulista e tem o Santos como próximo adversário. Entretanto, antes de pensar no Peixe o técnico Cuca tratou de elogiar o Tigre, time que fez frente ao Verdão no Allianz Parque apesar da eliminação com o revés.

“O time do São Bernardo é melhor do que o River (Plate, do Uruguai). Entendemos mais o jogo deles no segundo tempo. Dentro da estratégia, conseguimos matar a partida na velocidade”, exaltou o comandante alviverde, citando rival da Libertadores, competição na qual o clube foi eliminado na fase de grupos.
O comandante ainda elogiou a maturidade com a qual os jogadores assimilaram a queda no torneio continental.

“Temos de ressaltar isso: eles (os jogadores) conseguiram mudar o foco da Libertadores hoje (ontem) e jogar coma mesma motivação de quinta”, declarou.

Quando a partida terminou, a torcida palmeirense iniciou as provocações ao Santos, time que enfrentou nas finais do Paulista (derrota) e da Copa do Brasil de 2015 (vitória). Sobre o próximo jogo, por ser adversário histórico e se tratar de clássico, o treinador projeta dificuldades. “Se fôssemos jogar com o Corinthians, seria a mesma coisa. Era um dos dois. É um jogo lá, o Santos estará ao lado do torcedor. Rivalidade existe, mas é sadia. Temos de ir até o limite”, concluiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;