Memória Titulo Memória
Entretenimento nos anos 1950...

A primeira sede do Clube da Rhodia ficava no mezanino do Cine Teatro Carlos Gomes...

Ademir Medici
15/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A primeira sede do Clube da Rhodia ficava no mezanino do Cine Teatro Carlos Gomes, na Rua Senador Flaquer.

A segunda sede foi na Oliveira Lima, sobre a Padaria Matinal. Lá eu jogava pingue-pongue. O Rhodia tinha um belo time e eu era convidado a viajar e jogar com eles. Só que os velhos diziam:

– Mas você precisa pôr a calça comprida.

Meninos ainda usavam calça curta.

Na Matinal eu tomei a primeira Coca-Cola. A padaria pertencia aos Dall’Olio. Ficava sob o Clube da Rhodia, com duas entradas pela Oliveira Lima, a principal e a secundária.

Depois a pizzaria da Matinal mudou para a General Glicério, no número 334. Lá eu frequentava ao lado do Dr. Armando Pellegrino, nosso colega na Prefeitura de Santo André.

Cf. Humberto Moura, andreense.

Só de bicicleta

Há 30 anos, uma terça-feira – 15 de abril de 1986 – a editoria de Esportes do Diário usava de toda a sua criatividade para uma chamada genial de primeira página:

Domingo de bicicletas em Santo André.

Como o jornal não circulava às segundas-feiras, deu tempo de caprichar na notícia, com duas fotos de acontecimentos esportivos do domingo:

1 – Da lavra do repórter-fotográfico Ricardo Hernandes, o gol de bicicleta feito por Gaúcho e que abriu a vitória frente ao Botafogo por 2 a 0 no Bruno Daniel.

2 – E a foto do Luciano Vicioni, da vitória de Ailton de Souza, de Limeira, na 4ª Prova Ciclística ‘Aniversário da cidade’, pelas ruas centrais de Santo André.

“Campeão em 82 e 84 da Prova ‘Nove de Julho’, Ailton ganhou com um espetacular sprint – arrancada a poucos metros da linha de chegada – quando superou Antonio Carlos Hunger, da Pirelli”, escreveu o redator.

Mas o flagrante do gol de bicicleta de Gaúcho foi o que mais chamou a atenção, pela elasticidade do atleta e pela felicidade do repórter.

Revelado pelo Flamengo em 1984, Luis Carlos Tóffoli, o Gaúcho, jogou no Santo André dois anos depois. Atuaria em vários clubes mais e viveu o auge da carreira ao regressar ao Flamengo, em 1990, sagrando-se campeão da Copa do Brasil, Carioca e Brasileiro. Faleceu em março último, aos 52 anos.

NA HISTÓRIA

Há 30 anos, o EC Santo André disputava a Primeira Divisão, com os grandes de São Paulo, Santos e as principais equipes do Interior.

Na Segunda Divisão o Grande ABC era representado pelo EC São Bernardo, Saad EC e Grêmio Mauaense.

São Bernardo, o Tigre, e Água Santa eram equipes que viriam muitos anos depois. O Aliança Clube – que se fundiu ao EC São Bernardo – deixava saudades recentes como o grande campeão do ‘Desafio ao Galo’.

Na história do futebol já estavam: Corinthians de Santo André, Primeiro de Maio, Volkswagen Clube, São Caetano EC e Cerâmica.

E só os mais antigos é que lembravam do Brasil FC, o clube dos Flaquer, com estádio no coração de Santo André, do Internacional local, da AA São Bernardo, que nunca se profissionalizaram.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 15 de abril de 1986 - ano 28, nº 6108

Manchete – Sarney (José, presidente da República) anuncia deflação de 1,48%

- A continuidade do tabelamento.

- Crescimento de empregos e indústria.

- Aumento de 34% nas exportações.

- Um apelo à participação popular.

São Bernardo – Grêmio Recreativo e Esportivo Villares pode sair de área de 18 mil m² na esquina das Avenidas Kennedy e Senador Vergueiro.

- Área era disputada pelo Sindicato dos Moveleiros, que ali queria construir um pavilhão para exposições.

- O clube Villares poderia ser transferido para a Praça do Circo, ali perto.

- A demanda era administrada pelo vereador Lenildo Magdalena.

- Trinta anos depois, Lenildo é falecido; a Praça do Circo é ocupada pelo Fórum; e na área do antigo clube da Villares são construídos espigões de apartamentos.

Nota – Duzentos anos atrás, em todo esse espaço, ficava a sede da Fazenda dos Beneditinos, na chamada Borda do Campo – a que trouxe o nome São Bernardo para a região.

Em 15 de Abril de...

1916 – Câmara de São Bernardo analisa proposta de uma linha férrea regional.

A guerra. Do noticiário do Estadão: na batalha de Verdun, bombardeio a Oeste da Colina 304. O ataque é repelido à direita de Mosa. Bombardeadas as estações de Novant e Pontrny.

1956 – Rádio Emissora ABC transmite, do Pacaembu, Corinthians e Palmeiras, comando de Waldir de Toledo, com a participação “do antigo cronista esportivo” Roberto Machado.

1951 – Lançada a pedra fundamental do salão paroquial da igreja de Santa Terezinha, em Santo André.

1971 – Criada a Rede Feminina de Combate ao Câncer em São Caetano.

- Fundada a Sociedade das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus Lar Madre Vincenza, na Rua Angatuba, Vila Baeta, São Bernardo.

- Inaugurada a escola de arte infantil da Fundação das Artes de São Caetano.

Hoje

- Dia do Desenhista

- Dia da Conservação do Solo

- Dia Mundial do Desarmamento Infantil

Santos do Dia

- São César de Bus (França, Provença, 1544 – Avignon 15-4-1607). Fundador da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã ou Doutrinários.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Anastácia

- Éutiques

- Vitoriano

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Anhembi, Jales e Iacanga.

- Anhembi. Instalado em 15-4-1891, quando se separa de Botucatu.

- Jales. Fundado em 15-4-1941 pelo engenheiro Euphly Jalles. Alcança a autonomia em 1949, quando se separa de Fernandópolis.

- Iacanga. Elevado a município em 1924, quando se separa de Pederneiras, na região de Lençóis Paulista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;