Economia Titulo
FHC quer 'aprofundar' Mercosul
Por Do Diário do Grande ABC
31/10/1999 | 14:22
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso antecipou que, após a posse do novo governo na Argentina a 10 de dezembro, tentará relançar e aprofundar o Mercosul e redigir um pré-acordo regional para avançar rumo a uma moeda comum no bloco.

Em uma entrevista publicada neste domingo no La Nación, FH assinalou: ``Creio que um pré-acordo, um compromisso internacional, com passos rumo a uma moeda única, seria positivo para Brasil, Argentina e os demais países'.

Insistiu em se opor a uma intervençao militar na Colômbia e assegurou que o Brasil ``nao quer ser a polícia da América do Sul'. Sobre o Mercosul, defendeu ``seu aprofundamento, seu relançamento' como estimou que ``é preciso dar ao bloco uma grande institucionalizaçao no aspecto político e coordenar os instrumentos financeiros'.

Embora se defina um social-democrata, Cardoso negou sentir-se mais próximo de de La Rúa do que do presidente Carlos Menem já que ``uma coisa sao as relaçoes de Estado e outra as pessoais' e defendeu a gestao de Menem que teve ``em relaçao ao Brasil, um atuaçao muito construtiva'.

``A experiência com Menem foi positiva. Pelos sinais que deu de La Rúa, continuará igual', antecipou mas afirmou que a posiçao revelada pelo futuro presidente argentino de nao ter mais um 'alinhamento automático' com os Estados Unidos ``se aproxima da que o Brasil sempre teve'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;