Setecidades Titulo
Imes congela mensalidade 2006 após reivindicação
Por Fabio Leite
Especial para o Diário
28/10/2005 | 08:52
Compartilhar notícia


Depois de dois meses de negociações, o Imes (Universidade Municipal de São Caetano) assinou com seus alunos, quinta-feira à noite, um acordo que estabelece, entre outras medidas, o congelamento das mensalidades dos 23 cursos para 2006. A universidade tem hoje cerca de 6,4 mil estudantes matriculados.

As discussões entre representantes estudantis de todos os cursos e a reitoria começaram em setembro, logo após protesto organizado pelos alunos de Direito em frente ao campus I no dia 30 de agosto. Embora tenham apresentado como principal pauta a redução das mensalidades, os estudantes classificaram o acordo como uma conquista. "Mesmo não tendo a redução real, ninguém se sente menos vitorioso. É um passo que favorece os dois lados", afirma o representante do curso de Direito, Élton Fernandes.

O documento também incorpora uma flexibilização no prazo de pagamento das mensalidades, que passou do quinto dia útil do mês para o sétimo, além de eliminar multa e juros sobre dívidas anteriores a 2003. "Chegamos a um meio termo. Não era tudo o que nós queríamos, mas sabemos que foi o possível", avalia a presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Karla Michelin.

De acordo com o diretor-geral da mantenedora da instituição, Marco Antonio Santos Silva, o acordo só foi possível porque ambos os lados facilitaram a comunicação. "Depois que expusemos para os alunos os nossos gastos, a Lei de Responsabilidade Social e que precisaríamos manter a nossa qualidade de ensino, chegamos ao consenso do congelamento das mensalidades", explica.

Já o reitor Laércio Baptista da Silva preferiu salientar a criação de um canal de comunicação entre os alunos e a universidade. "Só tivemos a ganhar. Isso cria agora um desafio para que os dois lados mantenham esse canal aberto para melhorar ainda mais nossa qualidade de ensino", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;