Cultura & Lazer Titulo
Peça de Villa-Lobos é ovacionada em festival de Berlim
Da AFP
10/08/2005 | 12:11
Compartilhar notícia


O poema sinfônico "Bachianas Brasileiras número quatro", de Heitor Villa-Lobos, foi ovacionado na noite de terça-feira no Festival Young Euro Classic de Berlim, em uma interpretação da Orquestra Sinfônica Juvenil berlinense, dirigida pelo francês Marc Piollet.

O amplo programa, integrado ainda com a 'Sinfonia número nove' de Gustav Mahler, foi encerrado com 20 minutos de aplausos pelo público, de pé, na lotada sala da Konzerthaus da capital alemã.

"Foi um dos momentos memoráveis do festival", comentou um crítico da imprensa alemã.

As "Bachianas Brasileiras número quatro", composta entre 1930 e 1941, é uma das peças mais belas da série de nove poemas sinfônicos criados por Villa-Lobos. Além disso, estas obras tiveram papel fundamental na afirmação da música nacionalista do Brasil na primeira metade do século XX, já que, naquela época, as artes no país passavam por um importante processo de valorização e consolidação de uma produção artística genuinamente nacional.

"É a primeira vez que tocamos em público. Estamos ensaiando há algumas semanas", destacou Roland Krause, contrabaixista e membro do diretório da Orquestra Sinfônica Juvenil de Berlim.

"Há 10 anos temos no nosso repertório as 'Bachianas Brasileiras número cinco', o mais conhecido e popular desses temas sinfônicos, mas concordamos que a quarta é a mais charmosa deles", frisou Krause.

Entre os convidados especiais da apresentação estava o embaixador do Brasil na Alemanha, José Denot Medeiros. "Sentimos muito orgulho por esta excelente interpretação oferecida pela Orquestra Sinfônica Juvenil de Berlim", destacou Denot Medeiros.

O Festival Young Euro Classic, que celebra este ano a sexta edição do dia 5 a 22 de agosto, teve também apresentações memoráveis como os concertos oferecidos nos últimos dias pelas orquestras juvenis de Pequim (China), Itália, Ucrânia e Estônia, às quais se acrescentará nesta quinta-feira a Orquestra Nacional Juvenil da Escócia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;