Nacional Titulo
Estudo aponta presença de drogas em 32% das escolas do país
Do Diário OnLine
10/05/2002 | 09:56
Compartilhar notícia


O consumo de drogas está presente em 32,1% das escolas brasileiras e em 27,1% dos estabelecimentos de ensino há tráfico, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Segundo a pesquisa, as drogas está presente sempre ou de forma ocasional nos casos de violência.

A pesquisa, intitulada "Retrato da escola 2 – a realidade sem retoques da educação no Brasil", aponta que a 71,2% das agressões verbais registradas em escolas estão ligadas ao consumo de entorpecentes.

De acordo com a pesquisa, 34,1% dos estudantes, professores e funcionários de colégios estaduais já presenciaram o consumo de drogas dentro dos estabelecimentos. Nas escolas municipais, o índice é de 17,9% e nas particulares, 4,7%. O tráfico já foi observado por 13,4% dos entrevistados da rede estadual, por 10,2% da rede municipal e por 5,3% da particular.

Segundo a secretária geral da CNTE, Maria Teresa Leitão der Melo, os números assustam. "Violência e drogas se cruzam, estão interferindo na escola e devem ser tratadas em conjunto. Elas estão atingindo em cheio nossas crianças e nossos adolescentes ", afirmou.

A pesquisa teve como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Educação, do Unicef e de 22 mil questionários distribuídos em escolas de todo o país.

O levantamento ainda aponta os Estados onde há mais tráfico e mais consumo de droga em escolas. Ceará (66,7%) e Paraíba (50%) lideram a lista, enquanto Mato Grosso (26,1%) e Paraná (24%) são os que registraram menor consumo. A pesquisa aponta que 34,7% das escolas paulistas estão ligadas com o tráfico e uso de entorpecentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;