Memória Titulo Memória
Dona Adelaide acolheu o avozinho
Por Ademir Medici
31/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O goleiro Eli excursionou com a Seleção Paulista para a China; com a Seleção Mundial para a África do Sul; e com a Andorinhas do professor José Rossi para a Itália. Mas seu coração esteve sempre em São Bernardo, onde mora, pensando na mãe Adelaide.

Futebol e benemerência marcaram (e marcam) a vida de Eli Graciano e família. Dona Adelaide, a mãe, caridade a toda prova.

Pois a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, na Vila Campestre, em São Bernardo, que abriga idosos sem um teto, é um dos maiores orgulhos da vida de Eli.


 

Que falta ela faz...

Uma época a gente estava passando em frente à Prefeitura. Tinha um senhor de idade embaixo do viaduto. Passava frio. Eu ao volante de uma perua. Minha mãe vê, eu não. Ela grita:

- Para, para, para...

- Mas o que está acontecendo, mãe?

- Olha lá, olha que avozinho bonitinho. Vamos levar pra nós?

Peguei o avozinho no colo e levei pra minha casa.


 

Uma segunda história que demonstra o tamanho do coração de dona Adelaide:

Passou uma moça na frente da nossa casa com uma criancinha de três dias de nascimento, pedindo alguma coisa. Sem condições, minha mãe se oferece a pegar a criança, nascida a fórceps, toda machucadinha.

- Eu fico com a sua filha. Quando você arrumar um lugar pra ficar, você volta e pega sua filha.

Passou uma semana, duas, um mês, um ano, 12 anos, 14 anos...

- Vim buscar minha filha.

Andréia vira-se para a mãe de sangue, e arremata:

- Não, a senhora não é minha mãe. Minha mãe é aquela negona lá, a dona Adelaide.

Andréia era a nossa irmã agora, seis irmãos. Ela casou, constituiu família. Ela é agora a caçula da família.


 

Em 31 de janeiro de 2012, saiu no Diário: "Casa dos Velhinhos perde fundadora. Dona Adelaide viveu os últimos anos na entidade, em São Bernardo. Era a partida de Adelaide Faria Graciano, a "negona" mãe do Eli, da Andreia, do Luiz, do Vicente Carlos, do Samuel, da Sueli.

Dona Adelaide partiu aos 80 anos. Está sepultada no Jardim da Colina. A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide permanece firme acolhendo quem a procura. Visitem. Fica na Rua Príncipe Humberto, 250. Site: www.velhinhosadelaide.org.br


 

E o futebol tratado no início? Fiquem com as fotos, as poucas que Eli guardou - na verdade, quem guardou foi dona Adelaide. As imagens representam um momento de transição no futebol de São Bernardo, mais ou menos quando Aliança e São Bernardo (o Esporte) resolveram promover fusão. Entre 1981 e 1982. Tempo do Baetão lotado.


 

Em 31 de dezembro de...

1915 - O coronel João José Pereira, vereador em São Paulo, visita as obras da estrada de rodagem que a Companhia de Melhoramentos construía ligando São Caetano à Capital. À frente do empreendimento estava Armando Leal Pamplona. O correspondente do Estadão cobriu a visita. E escreveu:

(o vereador) ficou maravilhado com o belo panorama que se descortina dessa nova estrada e que se assemelha ao Sumaré do Rio de Janeiro.

Os melhoramentos estão sendo executados quase todos por iniciativa particular. A grande avenida está quase concluída.

Coronel Pereira avistou-se com Serafim Constantino, vereador, representante de São Caetano na Câmara de São Bernardo.

1960 - Inaugurado o Cemitério Municipal de Diadema pelo prefeito Evandro Caiaffa Esquivel e na presença do bispo diocesano, dom Jorge Marcos de Oliveira, que benzeu as instalações.


 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 31 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6020

Manchete - Tráfego intenso antecipa operação descida na Serra.

Mauá - Hospital Nardini fica com o governo do Estado. Construído há quatro anos, o hospital até agora não foi colocado em funcionamento.

Prefeito Leonel Damo, procurador geral do Estado Feres Sabino e os sete sócios majoritários do hospital assinaram escrituras transmitindo o domínio do Nardini ao Estado.

Polícia - Anunciada criação da Delegacia da Mulher e de Homicídios para o Grande ABC.


 

Município Paulista

Celebram aniversário neste último dia do ano: Altair e Santa Cruz da Esperança.


 

Santos do Dia

São Silvestre. O primeiro papa a ocupar a cátedra de Pedro após a conversão de Constantino. Ele era romano e foi eleito em 314. Graças a Silvestre, a paz foi mantida na Igreja e o primeiro concílio foi convocado, para acontecer na cidade de Nicéia. Morreu em 335. Foi papa durante 21 anos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Catarina Labouré

Melânia


 

Hoje

Dia da Esperança

Dia das Devoluções




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;