Setecidades Titulo Trânsito
Lentidão vai piorar na Servidei Demarchi

Após conclusão de obras da Sabesp, avenida receberá melhorias do programa Rua Nova

Por Natalia Fernandjes
do Diário do Grande ABC
14/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Está programado para a segunda quinzena de fevereiro o início de melhorias na Avenida Maria Servidei Demarchi, em São Bernardo. Com isso, continua o transtorno para aqueles que precisam circular pela via, que recebe obras da Sabesp para instalação de coletores tronco desde maio. As intervenções são parte do programa Rua Nova, da Prefeitura, e devem durar até oito meses. Além do recapeamento, está prevista readequação geométrica em alguns pontos.

Os trabalhos na Avenida Maria Servidei Demarchi, uma das vias mais movimentadas do município, incluem mudança do viário e paisagismo, adequação quanto à acessibilidade e recapeamento. As primeiras intervenções serão troca de guias e sarjetas quebradas, explica o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Sebastião Ney Vaz Júnior. "Estamos conversando com a Sabesp para começar as obras nos locais em que a companhia já terminou para que não haja necessidade de refazer o serviço", diz.

O cronograma prevê início dos trabalhos partindo da Rodovia Anchieta até a Estrada Galvão Bueno. No entanto, não está descartada possibilidade de o ponto de partida das intervenções ser invertido caso a Sabesp não tenha concluído seus trabalhos no começo da via.

A tendência é de que os motoristas continuem a enfrentar situação de caos na via. Conforme informou reportagem publicada pelo Diário em julho, aqueles que desejam fugir do engarrafamento devem seguir pelo bairro Terra Nova e acessar a Via Anchieta pelo Viaduto Augusta Battistin Demarchi, na altura do km 25,5 da rodovia.

Cronograma

Iniciado em março de 2011, o programa Rua Nova prevê revitalização de 42 vias de São Bernardo. Até agora foram entregues 23 pontos, sendo que as 19 restantes devem ficar prontas até o fim deste ano. O projeto recebeu investimento de R$ 86 milhões.

Outra via que também receberá melhorias, a partir de segunda-feira, é a Estrada Poney Club, onde será feita recuperação de guias e sarjetas, além de obras de microdrenagem e nova sinalização. A Avenida Lucas Nogueira Garcez também está no cronograma para início de obras. No entanto, esse é um dos locais em que as obras precisam ser realizadas em horários específicos para que não haja interferência no tráfego de veículos, segundo o coordenador do programa Rua Nova, Flávio Casarini.

Ontem, foram entregues trabalhos de duas vias: Avenida Barão de Mauá, no Jardim Chácara Inglesa, e na Rua dos Vianas, no trecho entre a Rua João Alves até o piscinão Canarinho. Na Avenida Barão de Mauá, além do recapeamento asfáltico, foi realizada a remodelação de canteiro central e da pista de caminhada. Já a Rua dos Vianas passou por reforma de guias, passeios e sarjeta, além da construção de plataforma em pontos de ônibus.

Mauá e Santo André também investem em recapeamento

Os municípios de Mauá e Santo André também investem em obras de recuperação de asfalto em algumas das principais ruas das cidades. Com investimentos de R$ 22 milhões, Mauá pretende recapear, até o fim de março, 60 quilômetros de ruas e avenidas que recebem o tráfego mais pesado. Já Santo André vem trabalhando desde dezembro na recuperação asfáltica de vias.

Em Mauá, as intervenções causaram filas de, no mínimo, quatro quilômetros de veículos parados na Avenida Capitão João, que liga o município a Ribeirão Pires, na semana passada.

Na cidade de Santo André, as ruas Vaticano, Lima e Antuérpia, na Vila Metalúrgica, receberam o benefício em dezembro. Recentemente também foram observadas obras na Rua Doutor Messuti, na Vila Bastos, e também na Avenida Lino Jardim, no trecho de 650 metros entre a Rua Gonçalo Fernandes e a Praça Kennedy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;