Economia Titulo Relação abalada
BoJ pede que EUA reconsiderem Regra Volcker
Por
12/01/2012 | 03:59
Compartilhar notícia


Uma regra dos EUA que impõe restrições à operação de bancos no país pode causar impacto negativo no mercado japonês de títulos públicos e fazer com bancos tenham que encerrar suas operações nos dois países, diz carta enviada pelo governo do Japão a Washington.

 

A carta conjunta do Banco do Japão (BoJ) e da Agência de Serviços Financeiros japonesa pede aos EUA "a devida consideração" aos efeitos da chamada "Regra Volcker", que limita negociações de bancos nos EUA. A carta foi datada no dia 28 de dezembro de 2011.

 

O texto argumenta que a regra "iria aumentar os custos operacionais e transacionais do comércio de títulos do governo japonês (JGBs, na sigla em inglês) e "poderia fazer com que subsidiárias japonesas de bancos dos EUA deixem Tóquio."

 

Afirma, ainda, que alguns bancos japoneses poderiam ser forçados a "cessar ou reduzir de forma dramática suas operações nos EUA". A carta clama por uma maior discussão sobre as regras com os países afetados, enfatizando o efeito global de determinadas regulamentações financeiras.

 

Um funcionário do ministério das Finanças japonês disse, mais cedo, que as preocupações do Japão já haviam sido levantadas pelo ministro Jun Azumi, titular da pasta, em sua reunião com o Secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner. As informações são da Dow Jones. (Roberto Carlos dos Santos)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;